5 dicas de TI para quem trabalha em Home Office

(Fonte: reprodução/Pexels)

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A pandemia de Covid-19 acelerou vários processos que já estavam em curso no mundo.

Dentre esses processos, podemos apontar a migração de parte da força de trabalho para o home office.

Inclusive, muitos dos postos de trabalho que migraram para esse método, continuam assim mesmo com o fim da pandemia.

Afinal, alguns serviços parecem funcionar bem melhor  quando feitos pelos profissionais em suas próprias casas.

Contudo, para que funcione corretamente, o home office precisa de algumas adequações.

Assim, nos tópicos a seguir constam 5 dicas de TI para quem trabalha em home office, que talvez sejam interessantes para você.

1. Compre os equipamentos certos para a sua atividade

Se você trabalha em home office, já sabe bem que equipamentos a sua atividade profissional demanda.

Uma estação de trabalho em casa geralmente conta com computador, equipamentos de acesso à internet, mesa adequada, periféricos de informática, etc.

Nesse sentido, a dica aqui é: escolha os equipamentos certos e com a melhor qualidade possível.

Afinal, sem eles é impossível desempenhar um trabalho de qualidade via internet, como aqueles feitos em home office.

2. Leve a sério os cuidados com a segurança de rede

Em geral, as empresas usam poderosos sistemas de segurança de rede para trabalhos na internet.

Esses cuidados tendem a diminuir quando um profissional passa a trabalhar em casa.

Isso porque geralmente os equipamentos utilizados no home office são do trabalhador, que pode não ter recursos para investir em segurança de rede.

Porém, se você trabalha em home office e quer se manter seguro contra ataques hacker, use ao menos um antivírus.

Além disso, tenha bastante cuidado ao abrir e-mails e clicar em links suspeitos.

3. Faça backups de absolutamente tudo

Um dos maiores pesadelos de quem trabalha em home office é perder o trabalho que está sendo feito, por algum motivo.

Portanto, a nossa terceira dica da lista de 5 dicas de TI para quem trabalha em Home Office é fazer backup de tudo.

Afinal, nunca se sabe quando haverá uma pane no computador, uma queda de energia ou algo do tipo.

Para fazer backups dos seus arquivos, use serviços de armazenamento em nuvem, como o Google Drive e o One Drive, que inclusive são gratuitos.

4. Atualize os sistemas sempre que necessário

Se você trabalha em home office, certamente utiliza navegadores, editores de texto e planilhas, entre outros programas.

E, como com certeza você já está ciente, esses programas precisam ser atualizados sempre que possível.

Quando não estão com a sua última versão, essas ferramentas podem apresentar vários problemas.

Inclusive, o próprio sistema operacional do computador deve estar atualizado, até por uma questão de segurança.

Portanto, não adie atualizações do tipo, pelo bem do seu dia a dia de trabalho.

5. Utilize a criptografia

A última das nossas 5 dicas de TI para quem trabalha em home office é utilizar a criptografia como barreira de segurança.

Hoje em dia, todos os principais sistemas operacionais para computadores têm opções de criptografia.

Essas ferramentas criam uma camada de proteção nos arquivos para que eles não possam ser acessados de forma fácil.

Isso poderá proteger o seu trabalho de ataques hacker ou até de curiosos que tenham acesso à sua máquina.

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