4 tendências do comportamento do consumidor para ficar de olho em 2023

comportamento do consumidor

Confira dicas para se planejar para 2023 de acordo com o comportamento do consumidor

O comportamento do consumidor está em constante mudança, e estar atento a este movimento é um diferencial competitivo de grande valor. Conhecer o seu cliente e entender o seu comportamento é fundamental para saber a melhor maneira de oferecer a ele uma jornada de compras condizente ao seu perfil. 

Quais são as tendências comportamentais na rotina de compra dos consumidores?

1. A jornada online e offline estão cada vez mais integradas

O crescimento das vendas online é algo que vem se repetindo ano a ano. A pandemia da Covid-19 contribuiu para que muitas lojas migrassem para o online para atender as necessidades do momento. Isso porque muitos clientes criaram o hábito de comprar sem sair de casa, por exemplo.

Mas o que chama a atenção, mesmo após o fim da pandemia, é a forma escolhida pelas pessoas para receber o produto que comprou. 42% dos consumidores, ao fazerem compras pela internet, optam por fazer a retirada na loja física, segundo levantamento. 

Ao fazer essa escolha, o cliente evita filas e consegue retirar o produto em uma loja física em menos tempo e sem custo de frete. Sendo assim, tudo indica que é uma tendência que veio para ficar.

2. Uma boa experiência é essencial

Sem dúvida, consumidores são os melhores propagadores de uma marca e recomendam quando têm uma boa experiência. De acordo com pesquisas, 62% dos respondentes já desistiram de uma compra devido a uma experiência ruim durante essa jornada. 

É por isso que é fundamental investir também em um bom atendimento e manter uma boa comunicação com os seus funcionários. Um dos motivos da desistência de uma compra online é a falta de segurança de dados e o medo de achar que a empresa não é confiável. Então, deixar visível que a empresa segue a Lei Geral de Proteção de Dados e que preza pela segurança do cliente é essencial. Meios de pagamento que não atendem às necessidades do cliente, falta de parcelamento, frete e preços elevados também são fatores que contribuem para o abandono de carrinho. 

3. Smartphones em alta

Pesquisas indicam que 84% dos internautas compram com mais frequência na internet através de seus celulares, e é justamente aí que as empresas buscam investir. Ou seja, a forma como o comportamento do consumidor influencia no mercado é muito lógica e deve ser levada em consideração aqui.

Ao criar um site para a sua marca, pense em um layout atrativo e personalizado para o celular, para que os clientes não desistam da compra por falta de acessibilidade.

4. Ofereça novos meios de pagamento

Cada vez mais as pessoas buscam comodidade e flexibilidade para realizar pagamentos. De acordo com o Banco Central, 48 milhões de brasileiros não possuem conta bancária. Além disso, segundo a Provu, cerca de 32,4% dos brasileiros não utilizam nenhum tipo de cartão de crédito. 

Por isso, oferecer diferentes meios de pagamento, como condições especiais para compras à vista, e parcelamento no boleto é fundamental para conquistar e reter clientes. Assim como para se manter competitivo no mercado, é claro.

Quais são as tendências de mercado?

O e-commerce em 2023 precisa investir em logísticas eficientes, na funcionalidade dos sites, no atendimento ao cliente por chat e até oferecer serviços de assinatura. Essas são algumas das tendências para o mercado digital para o próximo ano, segundo estudo da Capterra. 

O levantamento ainda explica que muitas compras online acontecerão via celular e que a publicidade online também será bastante usada na atração de novos consumidores. Além das tendências nessas funcionalidades, o cenário futuro mostra haver muito espaço para o crescimento da omnicanalidade. 

Ou seja, as compras híbridas, que integram as lojas virtuais e físicas, estão caindo no gosto dos consumidores. De fato, cerca de 84% dos consumidores consideram essa experiência a ideal. Para se ter uma ideia, pelo menos 78% dos consumidores compraram online e retiraram na loja física.

Inclusive, o estudo mostra como o social commerce, isto é, comércio social, também tem se tornado uma realidade no comportamento do consumidor. Pelo menos 58% dos pesquisados já compraram alguma coisa via WhatsApp e 47% via Instagram. 

E, na realidade do live commerce, cerca de 40% já compraram algo após assistir a uma transmissão ao vivo de uma marca, ou a uma live em redes sociais.

Em suma, é possível afirmar que existem pelo menos sete tendências para o e-commerce em 2023 às quais você precisa ficar atento. Dessa forma, será possível manter o seu e-commerce atualizado e seguir em crescimento, confira:

Sair da versão mobile