4 dicas para ganhar renda extra com os serviços online

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A pandemia pegou muitos profissionais de surpresa: contratações foram cancelados ou adiadas por conta das recomendações de isolamento social, muitas vezes até inviabilizando o atendimento presencial. Uma das alternativas para lidar com os impactos gerados pela crise é aderir ao mundo online. Confira as dicas do GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, de como oferecer seu trabalho remotamente:

Analisar a situação do cliente

Ao encontrar uma pessoa interessada em contratar o serviço ou levantar um orçamento, a primeira atitude do profissional deve ser a de analisar os detalhes da demanda e verificar a possibilidade de solucioná-la de forma remota. No caso de profissionais como encanadores, eletricistas e pedreiros, que recebem solicitações de reparos, o recomendável é ver o grau de complexidade do conserto e se possível, fornecer instruções para guiar o consumidor no ajuste.

Explicar condições do serviço e de pagamento

Dependendo do caso, o consumidor pode estranhar o fato de contratar um serviço remoto e para evitar um mal-entendido, o recomendável é que o profissional seja bem claro quanto ao formato da prestação de serviço. Nesse momento, é interessante pontuar a priorização da segurança, tanto pessoal quanto a do cliente. Além disso, outro tópico que deve ser explicado é a forma de pagamento, que pode ser desde transferência bancária até outros métodos de pagamentos online (como PayPal e Mercado Pago).

Agendar data e horário para a realização do trabalho

Assim como no trabalho presencial, o prestador deve alinhar uma data e horário para a prestação do serviço. Para o agendamento, o profissional pode usar ferramentas gratuitas, tais como o Google Calendar. E para a videochamada, plataformas como Hangouts e Skype são indicadas por conta da estabilidade da chamada; assim é possível trocar instruções e dúvidas em tempo real.

Seja criativo

Crises como essa podem virar oportunidades para aqueles que forem criativos. Sendo assim, o profissional autônomo pode investir em técnicas para fidelizar consumidores, seja com um atendimento ainda mais personalizado ou até mesmo um relacionamento pós-venda online diferenciado. Para chamar a atenção de clientes em potencial é válido investir um tempo nas redes sociais e produzir conteúdos relevantes também.

O GetNinjas

Disponível para Android, iOS e web, o GetNinjas (www.getninjas.com.br) foi eleito, em 2017, pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do Brasil. Atualmente, possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis, entre eles estão profissionais das áreas de reformas, moda e beleza, assistência técnica, serviços domésticos, aulas, eventos, entre outros.

A empresa, que recebeu R$ 47 milhões de aporte de fundos como Monashees, Kaszek e Tiger Group, já está presente em mais de 3 mil cidades do Brasil, registra cerca de 4.5 milhões de pedidos de serviços ao ano, e conta com mais de 1,7 milhão profissionais cadastrados.

O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO – à frente das operações.

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