4 dicas para baratear as ceias de Natal e Ano Novo

Especialistas apontam o passo a passo completo para comprar de forma inteligente e montar pratos típicos

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O fim de ano é marcado por trocas de presentes, momentos em família e comidas gostosas. No entanto, mesmo com o cenário econômico apresente sinais de recuperação, uma pesquisa da NielsenIQ mostrou que 56% dos brasileiros afirmam só ter dinheiro para itens básicos. Mas, afinal, como driblar a realidade e baratear as ceias de Natal e Ano Novo? 

“Os pratos típicos envolvem produtos caros no preparo, como bacalhau e camarão. Se levarmos em consideração que 50,9% do salário mínimo atual é gasto com alimentação fora das épocas festivas, ao realizar compras para as ceias, o gasto é triplicado”, pondera Antônio Sá, professor e sócio-fundador da Amicci, empresa de tecnologia para varejo. 

Neste cenário, saber fazer compras inteligentes é essencial. Pensando nisso, a Amicci e a Daki, aplicativo de mercado e essenciais sob demanda, prepararam um guia completo para quem quer baratear a ceia de Natal. 

1. Planejar com antecedência

Antecipação é o segredo para uma ceia mais econômica.

Ao planejar as receitas com antecedência, é possível identificar alternativas mais acessíveis para os pratos tradicionais, além de aproveitar as melhores ofertas e evitar o estresse e a correria do final do ano.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Meta – E-Commerce Brasil, em 2023, 32% dos consumidores começaram a planejar suas compras com mais de 60 dias de antecedência, um aumento de 5% em relação a 2022.

2. Pesquisar os preços 

Pesquisar antes de fazer as compras permite encontrar preços mais vantajosos, mas também possibilita que os consumidores desfrutem de um período festivo mais relaxante e prazeroso.

Para Ricardo Costa, Diretor de Customer da Daki, utilizar a internet durante a escolha dos produtos e na organização da ceia oferece praticidade e diversidade de produtos.

“Nesse crescimento de buscas online, percebemos que os clientes querem experiências personalizadas. Portanto, lançamos recentemente o Super Daki, modalidade exclusiva que proporciona entregas agendadas para o dia seguinte, com o dobro da variedade de sortimentos, totalizando mais de 5 mil itens, o que também oferece mais uma comodidade: receber tudo necessário, no seu tempo, em casa”, comenta.

3. Utilizar cupons de desconto, caso compre online

Outro ponto importante é que, nessa época do ano, muitas empresas oferecem cupons de desconto. Dessa forma, é possível reduzir ainda mais os custos da ceia.

Para se ter uma ideia de como a iniciativa tem movimentado a economia em datas festivas, de acordo com uma pesquisa realizada pela Cuponomia, uma empresa que reúne cupons de desconto e cashback para os maiores marketplaces e e-commerces do mercado, o lucro gerado por cupons ultrapassou R$ 10 bilhões em 2022.

Segundo a mesma pesquisa, a expectativa é que 62% dos consumidores brasileiros usem cupons de desconto nas compras de final de ano em 2023, sendo 40% delas no segmento de alimentos e bebidas.

4. Apostar em produtos mais econômicos

O país passa por uma crescente busca por itens de qualidade a valores acessíveis.

Neste sentido, as marcas próprias são uma boa alternativa, já que são até 20% mais baratas. Uma pesquisa da NielsenIQ aponta que uma em cada três famílias brasileiras prefere produtos de portfólio exclusivo.

“A grande aposta é no controle de qualidade, com um sistema que analisa padrões seguindo parâmetros definidos, garantindo que os melhores itens sejam inseridos na composição. Posteriormente, testes ainda são feitos para manter o mesmo nível de qualidade. Ao encontro disso, varejistas, indústrias e distribuidoras estão apostando nas marcas próprias”, explica Sá. 

A Amicci

A Amicci é um marketplace que alia tecnologia a um time de excelência na criação de Marcas Próprias de sucesso. A plataforma é o maior ecossistema de desenvolvimento de produtos exclusivos da América Latina, com mais de 400 projetos, unindo indústrias e varejistas do mundo em um só lugar.

A Daki

A Daki é um aplicativo de mercado e essenciais sob demanda, conhecida por ser pioneira em entregas rápidas no Brasil.

Fundada em janeiro de 2021 por Alex Bretzner, Rafael Vasto e Rodrigo Maroja, a Daki opera prioritariamente em um modelo de dark stores, lojas fechadas ao público com raio de entrega reduzido a poucos quilômetros e com estoque próprio, que viabilizam a agilidade e eficiência desde a escolha dos produtos até a entrega, garantindo a melhor experiência de compra e cumprindo com sua missão de transformar momentos comuns em extraordinários.

Com mais de 3000 produtos, que incluem: mercearia, hortifruti, carnes & congelados, padaria, bebidas, casa & limpeza, cuidado pessoal, bebê e até produtos para os pets, a Daki faz opera e atende em São Paulo, Santos, Campinas, ABC Paulista, Osasco, Guarulhos, Rio de Janeiro, Niterói e em Belo Horizonte, e já conta com mais de 900 colaboradores. Em junho de 2021, a startup se fundiu com a JOKR. Em dezembro do mesmo ano, em seu segundo aporte de investimentos, a empresa passou a valer 1.2 bilhão de dólares, se tornando o unicórnio mais rápido das Américas.

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