15 franquias baratas de saúde e beleza para investir em 2022

Franquias baratas de saúde e beleza para investir

O Brasil aparece como quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo (Foto: Reprodução/Pixabay)

Além de mais baratas, as franquias do ramo da Saúde, Beleza e Bem-estar são opções seguras para quem deseja investir.

Afinal, quem não quer se sentir bem?

Estas franquias hoje oferecem uma ampla gama de procedimentos estéticos, que vão desde unhas, cabelo à depilação e pele, por exemplo.

Se somam também ao segmento, óticas, clínicas, SPAs, centros terapêuticos e etc.

As clínicas odontológicas, aliás, estão entre as franquias que mais crescem. Principalmente após o Conselho Federal de Odontologia permitir a realização de procedimentos de harmonização facial por parte de cirurgiões dentistas.

Mas o setor como um todo cresceu sobretudo durante a pandemia. Isso porque — com as restrições a viagens — o dinheiro antes gasto com turismo e entretenimento acabou investido no cuidado pessoal.

Por que investir no setor da saúde e beleza?

De acordo com uma pesquisa do Google, o Brasil aparecia em segundo no volume de buscas sobre beleza, ficando atrás só dos Estados Unidos.

Somando o meta-buscador e o YouTube, os brasileiros correspondiam a 7,5% do total.

Os tópicos mais pesquisados eram cabelo, maquiagem e cuidados com a pele, que haviam registrado um crescimento de 19% até então.

Estes números — embora sejam de 2018 — ainda ajudam a entender a expansão do setor de Saúde e Beleza no país.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor aparece em quinto entre os que mais cresceram em 2021.

Ainda de acordo com a ABF, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar movimentou R$ 9,7 milhões de reais só no terceiro trimestre de 2021.

Um aumento, portanto, de 9,1% em relação ao mesmo período em 2020 e 19,8% maior que em 2019, antes do início da pandemia da COVID19.

Assim, as franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar faturaram R$ 38 milhões de reais em 2021.

Além disso, quatro das 20 franquias com mais unidades do país fazem parte deste segmento.

E ainda segundo a ABF, o segmento só ficou atrás do setor de Casa e Construção, que cresceu 19,3% no mesmo ano.

15 franquias baratas de saúde e beleza para você investir

De acordo com o guia de franquias associadas da ABF, estas são as mais baratas no ramo de Saúde, Beleza e Bem-Estar.

O investimento inicial varia de R$ 9 mil a R$ 161 mil reais.

Bellaza

A Bellaza é uma franquia online de maquiagens e cosméticos. Fundada em 2018 em Curitiba, a loja possui um site exclusivo e, de acordo com a prória, mais de 50 marcas — nacionais e importantes.

Ou seja, o franqueado não precisa ter local físico nem estoque para abrir uma franquia. Isso porque a central fica responsável pela separação e entrega.

Além disso, segundo a empresa, o franqueado também não precisa gastar com aluguel, uma vez que o trabalho é compatível com home office.

A Bellaza hoje conta com 15 unidades e mais de 90 franqueados em todo o Brasil. Também promete um faturamento médio de R$ 12 mil reais com margem de lucro de 30 a 50% das vendas.

Bioflora

Fundada em 2013, a Bioflora é uma rede farmacêutica e de suplementos alimentares.

A franchise se coloca com uma franquia digital e por isso garante um investimento baixo e total aparato ao franqueado.

A BioFlora conta com 83 unidades no Brasil e promete um faturamento médio de R$ 12 mil reais.

SPA Express

A SPA Express surgiu em 2011 na cidade de João Pessoa, na Paraíba. A franquia começou com manicure express, mas logo estendeu para outros serviços de beleza.

Como, por exemplo, procedimentos estéticos corporais — massagens, limpeza de pele e drenagem linfática —, faciais, Dia de Noiva, SPA Day e etc.

Hoje a rede, no entanto, sequer trabalha com manicure.

A SPA Express se define como “a maior franquia de SPA em domicílio do Brasil”, com 25 unidades e promessa de faturamento de R$ 35 mil reais.

Água de Cheiro

A Água de Cheiro começou como uma pequena loja de perfumarias em 1976 na cidade de Belo Horizonte, mas, quatro depois, já tinha 45 unidades.

A franquia — que se define como “pioneira no mercado de franquias de beleza e perfumaria” — chegou a ter 900 unidades até 2013.

No entanto, passou um reformulação após a adquisição por parte da Beauty Franchising.

Atualmente a Água de Cheiro conta com 135 unidades e promete um faturamento médio de R$ 40 mil a R$ 60 mil reais.

Além do Olhar

A Além do Olhar by Ana Hickmann é uma rede de ateliês especializados em cílios e sobrancelhas.

Fundada em 2014 pela Rose Lourenço, a empresa conta com a apresentadora, empresária e ex-modelo Ana Hickmann como sócia.

A famosa, aliás, é um dos grandes trunfos da franquia, que utiliza a sua imagem em campanhas em lojas e campanhas publicitárias.

Além disso, a franqueadora promete suporte na escolha do local com análise de geomarketing.

Hoje, a Além do Olhar conta com 23 unidades e a promessa de rentabilidade entre 20 e 30% do investimento.

Acesso Saúde

A Acesso Saúde é uma rede de clínicas que está há 10 anos no mercado.

De acordo com a franqueadora, o objetivo é “proporcionar atendimento a uma população que não tem plano de saúde ou está esperando pelo atendimento pelo SUS e que buscam atendimento com qualidade e preços acessíveis”.

A Acesso Saúde afirma já ter feito mais de 10 milhões de atendimentos e se diz pioneira neste segmento.

A franquia hoje conta com 36 unidades em todo o Brasil e promete um faturamento médio de R$ 200 mil reais.

Emagrecentro

A Emagrecentro é uma rede que proporciona tratamentos de Emagrecimento e Estética a preços acessíveis.

Além de estar entre as franquias de saúde e beleza mais baratas e há 36 anos no mercado, foi premiada 10 vezes por Excelência em Franchising pela ABF e considerada oito vezes como Cinco Estrelas pela revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, da Editora Globo.

A Emagrecento se apresenta como maior maior rede de clínicas de emagrecimento e estética das Américas.

São mais de 230 unidades no Brasil, mais 3 unidades no estado da Flórida nos Estados Unidos e promessa de faturamento médio de R$ 60 mil reais.

Buddha SPA

A Buddha SPA se define como “a maior rede de SPAs urbanos do país”.

São oferecidas 25 tipos de terapias como massagens corporais, banhos, tratamentos estéticos, Day Spas, além de serviços exclusivos para o público masculino, gestante e pós-parto, por exemplo.

Além disso, a franquia oferece também acompanhamento operacional, técnico, administrativo e de marketing.

Atualmente a Buddha SPA conta com 50 unidades em todo Brasil e promete faturamento de R$ 40 mil a R$ 90 mil reais.

Odonto Special

A Odonto Special é uma rede clínicas odontológicas.

A franquia faz parte do Grupo Kalaes, Holding Multissetorial de Franquias que traz ao mercado 26 anos de experiência.

Também conta com a apresentadora Sabrina Sato como sócia e principal rosto da marca.

A rede Odonto Special possui 37 unidades e uma promessa de faturamento de R$ 150 mil reais.

Sóbrancelhas

A Sóbrancelhas oferece aos franqueados uma rede de serviços de estética facial e uma linha exclusiva de produtos.

Fundada em 2013 na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, a franquia oferece diversos procedimentos que estão na moda como, por exemplo, aplicação de toxina botulínica, skinbooster, técnicas de crescimento de sobrancelhas.

Além disso, a Sóbrancelhas atua no Brasil, Argentinta e Bolívia e já está em implementação no Chile, Portugal e Estados Unidos.

São 156 unidades em todo Brasil e faturamento médio de R$ 35 mil a R$ 45 mil reais.

Empório Essenza

O Empório Essenza surgiu em 2005 como uma empresa familiar na cidade de Marau, na Serra Gaúcha.

A franquia tem como objetivo fabricar cosméticos e aromas. Utilizando, principalmente, ativos extraídos da uva e do vinho em uma “combinação harmônica que estimula o cuidado com o corpo através de texturas e aromas delicados, proporcionando a alegria e autoestima”.

O Empório conta 37 unidades no Brasil e promete um faturamento médio de R$ 45 mil reais.

SUAV

A SUAV é uma rede especializada em depilação, esmalteria e designer de sobrancelhas.

A franqueadora oferece até cinco serviços em um só lugar. Mas trabalha com três modelos de negócios. Um só com Estética e Sobrancelha. Um com Esmalteria, Depilação e Sobrancelha. Ou um com Escovaria, Esmalteria, Depilação e Sobrancelha.

A SUAV tem como ponto forte o retorno financeiro. Prometendo lucros de até R$ 30 mil reais por mês.

Hoje, a rede conta com 27 unidades no país.

MyLASH

O MyLASH é uma rede de extensão de cílios que está há seis anos no mercado.

A franquia oferece diferentes técnicas e formatos de extensões de cílios, atendendo a diversos públicos, inclusive o masculino.

Além disso, conta com outros serviços como design e coloração de sobrancelha, sobrancelha de henna, coloração de cílios e depilação facial.

A MyLASH também garante o maior tempo de treinamento do mercado, até 30 dias e conta com dois centros de treinamento.

A rede conta com 37 unidade em todo o Brasil.

Beautyline

Fundada em 2009, a Beautyline é uma rede de lojas de cosméticos e perfumarias.

A cadeia trabalha com a venda de mais de 8 mil itens.

Entre as comercializadas pelas lojas estão marcas nacionais e internacionais como Dolce e Gabanna, Calvin Klein, Victoria Secrets e Pacco Rabane, por exemplo.

A Beautyline atualmente conta com 12 unidades no Brasil.

Drogaria Ótima Farma

A Drogaria Ótima Farma começou em 2016 na cidade de Belo Horizonte.

De acordo com dados da franquia, em 2020, a Ótima Farma faturou mais de R$ 30 milhões de reais, com faturamento de cerca de R$ 1 milhão por loja.

A Drogaria registrou um crescimento de 18,78% em relação a 2019, atendendo mais de 900 mil clientes.

Hoje, a Ótima Farma conta conta com 29 unidades no país.

Leia Mais:

Starbucks lança primeiro e-commerce B2C da franquia

15 franquias de alimentação baratas para investir em 2022

Sair da versão mobile