12 dicas de luxo para decorar a sua casa

(Fonte: reprodução/Pexels)

(Fonte: reprodução/Pexels)

A maioria absoluta das pessoas pensa que decorar casa de luxo é “coisa de rico”, porque supostamente exige o investimento de muito dinheiro.

Entretanto, o luxo de uma casa não está nas suas peças de decoração e design, muito menos no poder aquisitivo do seu proprietário.

Na verdade, para ser considerada uma casa de luxo, uma residência precisa ter uma decoração harmônica e agradável.

Nos tópicos a seguir nós elencamos 12 dicas especiais para quem deseja tornar o seu lar uma casa “de luxo” com atitudes práticas. Vale a pena continuar lendo!

1. Aproveite bem o espaço disponível

A nossa primeira dica para todo aquele que quer decorar casa de luxo é aproveitar o espaço disponível da melhor maneira possível.

Nesse sentido, já podemos dizer que não é o tamanho da casa e/ou de seus cômodos que faz a diferença, mas sim nos móveis e itens de decoração que os compõem.

Portanto, invista em móveis planejados, cortinas para as janelas, lustres e outros elementos. Evite deixar espaços vazios e sem uso.

2. Coloque o aço inox na sua mira

O metal é um dos materiais mais requintados que existem, principalmente o aço inox. Por esse motivo, invista em peças como maçanetas de porta, pés de móveis e eletrodomésticos feitos com esse material. 

Isso dará um charme especial à sua residência!

3. Dê uma atenção especial ao piso

O piso é, sem a menor sombra de dúvida, um dos itens que compõem o top três de mais relevantes na hora de decorar casa de luxo.

Muito por causa disso, atualmente materiais como porcelanato sólido e líquido, além das cerâmicas do tipo A, têm ganhado cada vez mais espaço.

Se você ainda está construindo a sua casa, veja a possibilidade de usar um bom revestimento no seu piso.

Entretanto, se a casa já está com piso e ele não parece ser o ideal, invista em tapetes e carpetes, elementos que têm a capacidade de mudar esse cenário.

4. Distribua bem os espelhos

Os vidros, em especial os espelhados, também são um grande sinônimo de requinte e luxo.

Assim, para transformar a sua casa em um pequeno antro de luxuosidade você deve investir em espelhos e espalhá-los bem pela casa.

Uma boa dica de lugar para pendurar um espelho é na sala de estar da casa e, claro, nos quartos e banheiros.

Além disso, tenha em mente espelhos grandes e, se possível, com uma moldura no estilo vintage. 

Se não puder investir na moldura, não tem problema. Você pode deixar os espelhos sem moldura alguma para dar um ar mais moderno.

5. Escolha peças delicadas e de artesanato para objetos de decoração

Na hora de escolher as peças pequenas para decorar casa de luxo, opte por relíquias e peças de artesanato.

Sabe aquele vaso antigo e rústico que está na sua família há gerações? Pois bem, ele pode ser útil.

Por outro lado, peças feitas em madeira ou palha e esculpidas à mão também são uma boa opção. 

6. Invista numa boa iluminação

Quando o assunto é decoração, certamente a iluminação é um dos pontos mais importantes a serem observados.

Então, caso você esteja construindo a sua residência, utilize janelas, poços de luz e outros elementos que trazem iluminação natural para a sua casa. Nesse processo, busque a consultoria de um arquiteto.

Todavia, investir em iluminação artificial também é imprescindível. Afinal, à noite não temos a iluminação natural do sol.

Assim, posicione bem lustres, lâmpadas, spots de luz, abajures e outros itens de iluminação. Foque em iluminar bem todos os pontos da casa e dê uma atenção especial à iluminação decorativa.

7. Opte por simplicidade e elegância na hora de definir os estofados

Muitas pessoas pensam que para decorar casa de luxo é necessário ter sofás e poltronas gigantes e extremamente sofisticados na sala. Porém, esse é mais um engano comum.

Na verdade, a sofisticação de um estofado está mais relacionada ao material de que ele é feito do que ao seu tamanho. Por isso, compre sofás e/ou poltronas que caibam na sua sala e não se preocupe com isso.

Além disso, ao invés de couro ou courino, que geralmente são caros e demandam grandes cuidados de manutenção, prefira sofás feitos com materiais como tecidos mais suaves e madeira.

Nesse processo, esteja atento à qualidade do tecido do estofado e à garantia do fabricante. Tanto o couro quanto outros materiais podem se desgastar facilmente, se não forem de qualidade.

8. Organize as prateleiras

Você tem vergonha de ter prateleiras com livros ou outros objetos na sua sala? Se sim, não precisa ter mais.

As prateleiras são ótimos objetos de decoração, desde que sejam bem organizadas e devidamente preenchidas, sem deixar espaços vazios.

Dessa forma, invista em prateleiras bonitas e com design moderno para os ambientes sociais da sua casa. Para preenchê-las, coloque livros, vasos, abajures e outras peças decorativas. 

9. Preste atenção a aquilo que pendura nas paredes

No tópico anterior falamos das prateleiras, e nesse nono tópico da nossa lista de dicas para decorar casa de luxo, elas continuam em foco.

Como você deve concordar, a decoração das paredes é muito importante para o todo da decoração de uma casa. Portanto, esteja atento a esse ponto.

Escolha com carinho os quadros que irá colocar na parede, caso tenha isso em mente. E claro, atente-se também à prateleiras, spots de luz e móveis como estantes e outros.

10. Use cores adequadas

Junto com piso e iluminação, as cores que preenchem as paredes e o teto de uma casa são os seus primeiros itens de decoração.

Por isso, você deve estar atento e escolher muito bem a paleta que vai utilizar na sua casa, sempre equilibrando bem e evitando cores destoantes.

Aqui, a dica é mesclar bem tons mais escuros e profundos, como azul escuro e marrom, e tons claros, como bege, branco e rosê. 

Essa dica vale para a escolha de tintas, materiais de revestimento e forros para teto, no caso de casas que não têm laje.

11. Use bastante madeira na decoração

A madeira é um material que jamais sairá de moda e isso é muito bom. Afinal, ela traz muita elegância e requinte sem custar uma fortuna.

Assim, para decorar casa de luxo o ideal é, além de portas e batentes de madeira, ter também móveis amadeirados e até piso e forro de teto feitos de madeira, se for possível.

Leve sempre em consideração a harmonia do ambiente, observando se os outros materiais combinam com a madeira.

12. Dica especial: tenha paciência nesse processo

Por fim, queremos nos dirigir diretamente a você que leu todo o artigo e agora está pensativo por não ter recursos para investir em uma nova decoração no momento.

A dica de ouro é: faça tudo aos poucos. Porque, como você já deve saber, amplas reformas de decoração não são tão baratas.

Por isso, faça as modificações por etapa, priorizando os pontos que julgar necessário. Isso vale tanto para quem está construindo a casa quanto para quem já tem um imóvel e deseja remodelá-lo.

Leia mais:

Armários e guarda-roupas podem ser usados como peças de decoração

FGC: o que é e como funciona

7 opções de trabalhos manuais para ganhar dinheiro

Sair da versão mobile