As redes sociais se tornaram rapidamente um ambiente extremamente propício à realização de vendas e ao fechamento de negócios.
Afinal, milhões de usuários estão constantemente conectados 24h por dia e 7 dias por semana a essas grandes praças virtuais.
Por causa disso, cada dia mais as empresas se mostram interessadas em aumentar a sua presença nas redes.
Para isso, uma das melhores formas é investir na comunicação textual, a partir de posts, infográficos e artes contendo textos.
Indo nesse sentido, os tópicos a seguir formam uma lista com 10 dicas para escrever melhor nas redes sociais da sua empresa e assim se comunicar de forma assertiva com o seu público-alvo.
Esse conteúdo é muito importante sobretudo para novos empresários que desejam alavancar a sua presença digital.
Cause uma boa impressão
A primeira dica para escrever melhor nas redes sociais da sua empresa é causar uma boa impressão logo “de cara”.
Para pôr isso em prática, você deve criar títulos chamativos para os seus posts e nas artes que você veicula nas redes.
Uma boa dica é usar alguma pergunta que seja considerada uma “dor” do seu público-alvo como título do texto. Isso irá chamar a atenção das pessoas.
Conte a história do seu negócio
Se tem uma coisa que chama a atenção das pessoas são histórias de vida, principalmente quando falam de superação.
Portanto, se você quer chamar a atenção do seu público, invista em criar um bom texto sobre a história do seu negócio, lançando luz sobre todo o processo vivido até o momento.
Além disso, posicione esse texto e/ou partes dele em diversos locais dos perfis oficiais da sua empresa. Isso criará um sentimento de empatia na sua clientela.
Crie um diálogo com o seu público
Pode não parecer, mas escrever melhor nas redes sociais da sua empresa passa também pela criação de um bom diálogo com o público que visita os seus perfis.
Assim, direcione a sua equipe ou faça você mesmo uma recepção acolhedora e profissional dos clientes que interagem através das redes.
Responda comentários, mensagens via chat, ligações e qualquer outra forma de interação. Isso aumentará o nível de confiabilidade do seu negócio.
Fale a língua das pessoas que seguem o perfil da sua empresa
Um dos mais essenciais passos para melhorar a comunicação de qualquer empresa nas redes sociais é conhecer o seu público-alvo.
Dessa forma, é possível entender qual é o perfil dessas pessoas e ajustar a linguagem a um jeito que se faça entender mais facilmente.
Afinal, jovens, adultos e idosos se comunicam de forma diferente. Por isso, não é recomendado falar em uma linguagem única ou se referir a um grupo com uma linguagem que seja mais peculiar a outro, por exemplo.
Inspire-se
Se você pretende criar textos impactantes para as redes sociais da sua empresa, precisa procurar inspiração.
Isso porque para tocar as pessoas verdadeiramente, os textos precisam ter um certo apelo emocional e profundidade.
Entretanto, caso prefira, você pode contratar profissionais da área para fazerem esse trabalho. Existem Redatores de Conteúdo Web especializados em criar textos para alimentar redes sociais de empresas.
Não escreva demais
Ao contrário de blogs e sites de notícias, os perfis de empresas nas redes sociais não necessitam de uma grande quantidade de conteúdo escrito.
Portanto, seja sucinto e direto na comunicação dos canais oficiais do seu negócio. Evite o gerúndio e fale apenas o essencial.
Revise o texto antes de postar
Um dos maiores e mais comuns problemas vistos na escrita para a internet são os erros de ortografia e gramática.
Assim, se você quiser escrever melhor nas redes sociais da sua empresa, precisa se prestar a revisar os textos antes de postá-los.
Uma dica importante nesse sentido é não confiar no corretor ortográfico do teclado virtual. Afinal, de vez em quando a IA do corretor dá sugestões descabidas.
Fique bastante atento a esse detalhe e tenha em mente que os clientes não toleram erros de português em canais oficiais de empresas.
Tente pensar como o seu cliente pensa
Uma outra ação essencial para melhorar a comunicação em perfis de empresas nas redes sociais é se colocar no lugar dos clientes, pensando como eles pensam.
Ao produzir conteúdo para os perfis do seu negócio nas redes, tente entender os desejos da sua clientela.
Isso direciona melhor o conteúdo e com certeza atingirá mais facilmente o coração das pessoas que vierem a lê-lo.
Use a técnica do U
A penúltima dica para você, que quer escrever melhor nas redes sociais da sua empresa, é a utilização da técnica do U.
Essa metodologia tem por objetivo a criação de títulos chamativos que atraiam os leitores mais facilmente.
Os quatro pilares da técnica do U são:
- Urgência: o cliente precisa sentir que vai perder algo se não ler o seu texto;
- Utilidade: o seu público precisa ver valor naquele conteúdo;
- Ultra-especificidade: o conteúdo criado precisa demonstrar autoridade no assunto que aborda;
- Unicidade: esse quesito se refere à autenticidade do texto, que precisa ser totalmente diferenciado dos demais para chamar a atenção dos leitores.
Use a voz ativa nos seus textos
Por fim, devemos falar que para escrever melhor nas redes sociais da sua empresa você precisa usar a voz ativa, ou seja, falar diretamente com os seus clientes.
Como já citamos anteriormente, o gerúndio deve ser evitado na comunicação de empresas via redes sociais.
Isso porque os “arrodeios” tendem a cansar os leitores, que ficam propensos a abandonar a postagem.
Portanto, fale diretamente e de forma descontraída com os seus possíveis clientes. Isso irá chamar a atenção deles.
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