O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, instou nesta segunda-feira (…), por meio de sua conta no Truth Social, que a China aumente de forma significativa as compras de soja norte-americana, sugerindo um aumento de até quatro vezes nos pedidos atuais.
“A China está preocupada com a escassez de soja. Nossos grandes agricultores produzem a soja mais robusta. Espero que a China quadruplique rapidamente seus pedidos de soja. Esta é também uma forma de reduzir substancialmente o déficit comercial da China com os EUA. Será prestado um serviço rápido. Obrigado, presidente Xi”, escreveu Trump.
O apelo acontece em um momento de tensão crescente entre Washington e Pequim, com o vencimento da atual trégua tarifária marcado para esta terça-feira, o que eleva o risco de aplicação de tarifas adicionais.
Segundo a Bloomberg News, a China vem ajustando sua estratégia de comércio de soja diante da desaceleração econômica, exportando óleo de soja pela primeira vez em anos devido à queda da demanda doméstica e aos altos preços do biodiesel. Além disso, Pequim estaria testando importações de farelo de soja da Argentina, medida que visa reduzir o processamento interno de grãos crus usados na produção de ração animal.
O governo dos EUA vê o aumento das compras chinesas de soja como uma forma de apoiar os produtores rurais norte-americanos, ao mesmo tempo em que atua para diminuir o déficit comercial bilateral.