Trump anuncia ataque militar contra navio ligado ao narcotráfico que partiu da Venezuela

Trump anuncia ataque militar contra navio ligado ao narcotráfico que partiu da Venezuela Trump anuncia ataque a navio a Venezuela

O presidente Donald Trump cumprimenta a liderança da base e fala na Base da Guarda Aérea Nacional de Selfridge em Harrison Township, Michigan, terça-feira, 29 de abril de 2025. | Foto: oficial Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira que as forças norte-americanas realizaram um ataque contra um navio que havia partido da Venezuela e transportava drogas pelo sul do Caribe.

Segundo Trump, a operação deixou 11 mortos e teve como alvo uma embarcação operada pela gangue Tren de Aragua, classificada por Washington como uma organização narcoterrorista.

O anúncio foi feito horas após declarações do secretário de Estado, Marco Rubio, que descreveu a operação como um “ataque letal”. Em sua conta no Truth Social, Trump afirmou:

“O ataque ocorreu em águas internacionais, enquanto os terroristas transportavam narcóticos ilegais em direção aos Estados Unidos. Nenhum soldado americano foi ferido nesta ação. Que isso sirva de aviso a qualquer um que pense em trazer drogas para os EUA.”

Contexto

Reação da Venezuela

O presidente Nicolás Maduro reagiu ao ataque ordenando o envio de tropas à costa venezuelana e à fronteira com a Colômbia, além de convocar civis para integrarem milícias de defesa. Em coletiva, disse:

“O presidente Donald Trump precisa entender que a política de mudança de regime fracassou. Não podem impor uma situação à Venezuela.”

O ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López, declarou que o país está pronto para enfrentar “qualquer ataque” dos EUA.

Repercussão internacional

Sair da versão mobile