Top 16 franquias de sucesso para investir

Foto: Lucky Comunicação

Para quem está em busca de oportunidades de investimento, as franquias são uma opção atraente, viável e lucrativa.

O setor, que registrou um faturamento superior a R$50 bilhões no primeiro trimestre desse ano, vem atraindo empreendedores que procuram pelas melhores oportunidades, com estabilidade a longo prazo e com retorno sobre o investimento que pode chegar a apenas um mês.

Neste guia, apresentamos as 16 principais franquias para investir, com marcas promissoras e lucrativas em diferentes setores, que vão desde alimentação e varejo até serviços e educação, levando em consideração fatores como reputação da marca, suporte oferecido aos franqueados, potencial de mercado e rentabilidade.

Acuidar

Fundada em 2016 pelo médico Vitor Hugo de Oliveira e pela fisioterapeuta Jéssica Soares Ramalho, a rede oferece serviços no domicílio do cliente ou durante acompanhamento hospitalar, com opções de diárias avulsas e planos mensais.

A marca entrou para o mercado do franchising em 2020, contando hoje com 93 unidades inauguradas.

O investimento inicial total é de R$ 44 mil, já com a taxa de franquia, o faturamento médio mensal é de R$ 60 mil e o prazo de retorno é de 6 a 15 meses.

Alergoshop

Referência em desenvolvimento e comercialização de produtos hipoalergênicos, a rede é a pioneira no país a entender as necessidades das pessoas alérgicas e sensíveis.

Conta com mais de 200 produtos em seu catálogo, livres de cerca de 95 substâncias agressivas e causadoras de alergias.

Com investimento inicial total de R$190 mil, que inclui a taxa de franquia e faturamento médio mensal R$ 50 mil, o prazo de retorno 36 é de meses.

Arena Baby

Pioneira no consumo consciente de roupas de bebês e crianças, a rede entrou para o franchising no final de 2016, trazendo um conceito de moda circular com produtos até 80% mais baratos do que em lojas convencionais.

O brechó e outlet infantil tem se destacado no segmento, com alta lucratividade.

Investimento inicial total: R$ 170 mil (já com taxa de franquia), faturamento médio mensal a partir de R$ 60 mil e prazo de retorno 18 a 24 meses.

Escova Express

Rede de franquias referência no mercado de beleza, que usa os melhores métodos em escovas, penteados, maquiagens e design de sobrancelhas.

Com atendimentos que dispensam agendamento prévio, a rede otimiza o tempo das mulheres que têm uma rotina corrida, mas que querem estar sempre arrumadas.

Investimento inicial total: R$200 mil (já com taxa de franquia), faturamento médio mensal a partir de R$50 mil e prazo de retorno 18 meses.

Espaço Make

Com o seu slogan “Porque chique é pagar pouco”, a rede, fundada com a chegada da pandemia da Covid 19, ganha notoriedade no mercado, sendo a franquia de makes que mais cresce no país em seu segmento.

Oferecendo maquiagens multimarcas, a partir de R$ 10,00 e possuindo 30 unidades em operação espalhadas em todo o território nacional.

Investimento inicial total: R$95 mil (já com taxa de franquia no modelo quiosque), faturamento médio mensal a partir de R$50 mil e prazo de retorno 18 a 24 meses.

Instituto Gourmet

Maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia foi criado para quem deseja ingressar no mercado gastronômico e obter formação profissional da área, oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno.

Criada em 2014, a rede ingressou no franchising em 2017 e faz parte da holding SMZTO. Investimento inicial: R$193 mil, faturamento médio mensal a partir de R$55 mil e prazo de retorno 19 meses.

Love Gifts

Criada em 2014, a Love Gifts surgiu da ideia de montar uma loja que oferecesse muitas opções de presentes e decorações criativas para públicos diversos, num só lugar.

As lojas contam com um excelente mix de produtos e atendimento eficaz para agradar os gostos mais variados.

Contando com mais de 70 franquias espalhadas por todo o país, a marca vem ganhando notoriedade. Investimento inicial total: R$19.500,00 (já com taxa de franquia), faturamento médio mensal a partir de R$15 mil e prazo de retorno 12 a 18 meses.

Marketing Bag

Especializada em publicidade em sacos de pão, a rede possui mais de 43 unidades espalhados em todo o país.

Com modelo de negócio assertivo, a marca une o anunciante ao consumidor final, de maneira eficaz e contínua.

Seu modelo home based permite flexibilidade de horários e sem investimento estrutural.

Investimento inicial total: R$6.999,00 (já com taxa de franquia), faturamento médio mensal a partir de R$14.400,00 e prazo de retorno 1 a 4 meses.

Mary Help

A primeira franquia de intermediação de diaristas, destaca-se como a marca mais rentável do segmento, realizando quase 700 mil diárias anualmente em suas 155 unidades franqueadas.

Além de oferecer diversos serviços domésticos, a empresa também facilita o contato gratuito entre profissionais especializados e aqueles que necessitam de serviços e reparos.

Investimento inicial total: a partir de R$30 mil (já com taxa de franquia), faturamento médio mensal a partir de R$30 mil  e prazo de retorno 12 a 14 meses.

N1 Chicken

Com um modelo de negócio enxuto e inovador, a N1 Chicken trabalha sob o sistema de dark kitchen e oferece aos clientes o melhor frango frito.

Além disso, possui opções de hambúrgueres, refeições, deliciosos molhos próprios, bebidas e sobremesas.

Com cerca de 200 unidades no Brasil e 4 em Portugal, a rede tem baixo custo de investimento e gasto mensal, além de uma operação simplificada.

Investimento inicial: R$189 mil, faturamento médio mensal a partir de R$100 mil e prazo de retorno 9 a 16 meses.

Prioridade 10

É uma empresa que oferece variedade de produtos, com qualidade e preço baixo.

Sendo a Prioridade 10 Franchising um modelo de negócio de sucesso, é a maior rede de franquias de loja de departamento com preço popular do Brasil, ideal para empresários que querem investir no varejo.

Investimento inicial: R$795 mil, faturamento médio mensal a partir de R$197 mil e prazo de retorno 14 a 24 meses.

Seguralta

Com 55 anos no mercado, a rede está presente em todo o país e possui mais de 1.700 unidades operando em três modelos de negócios – home office, basic e standard.

É a maior rede de franquias de seguros no Brasil e a 8ª maior franquia brasileira, conforme ranking da Associação Brasileira de Franchising – ABF.

Investimento inicial total: R$36.500,00 (já com taxa de franquia), faturamento médio mensal a partir de R$80 mil e prazo de retorno 12 meses.

Sonhagro

Pioneira no segmento de franquias de crédito rural, possui um modelo de negócio inovador, com suporte técnico e treinamento.

Credenciada nas principais instituições do Brasil, com sistema de gestão próprio, estratégia de marketing e fortalecimento da marca, a rede é uma ótima opção de investimento para quem busca a autonomia do próprio negócio.

Investimento inicial total: R$23.790,00 (já com taxa de franquia), faturamento médio mensal a partir de R$17.200,00 e prazo de retorno 4 a 6 meses.

SuperGeeks

Primeira e maior escola de programação e robótica do Brasil.

Possui mais de 40 unidades ensinando ciência da computação a partir do desenvolvimento de games, do conhecimento em robótica, realidade virtual e aumentada, inteligência artificial e também por meio da criação de aplicativos e sistemas web, incluindo questões de redes de computadores e servidores.

Investimento inicial médio, para a modalidade de microfranquia: R$ 9 mil, faturamento médio mensal a partir de R$20 mil e prazo de retorno de 12 a 24 meses.

Unhas Cariocas

A marca é considerada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) como a maior franquia de esmalteria do mundo, recebendo por dois anos consecutivos o selo de excelência da entidade.

Com técnica exclusiva para remoção da cutícula, que dispensa o alicate sem comprometer o resultado, as unhas são feitas, em média, em 30 minutos.

Investimento inicial total: R$160 mil (já com taxa de franquia), faturamento médio mensal a partir de R$80 mil e prazo de retorno 12 a 18 meses.

Zé coxinha

Franquia de fast food, pioneira em vender salgadinhos em caixa e também no copo. O cardápio é composto por salgados assados e fritos, além de ter doces e bolo.

Os produtos têm um preço acessível e servem para diferentes tipos de celebrações. Desde o início da franquia, em 2011, a marca está em constante crescimento.

Hoje, conta com mais de 30 lojas na região sudeste do Brasil. Investimento inicial: R$100 mil, faturamento médio mensal a partir de R$ 48 mil e prazo de retorno 12 meses.

Sair da versão mobile