Tecnologia avança para impulsionar o dia a dia das empresas

Plataforma da Positivo S+ é capaz de otimizar trabalho e economizar mais de 9 mil horas de produtividade

Tecnologia avança para impulsionar o dia a dia das empresas Nucleo de Inovacao e Tecnologia 1 1

Foto: Reprodução/ Freepik

A busca por maior eficiência operacional tem levado grandes empresas a intensificarem seus investimentos em transformação digital. De acordo com o relatório “2025 C‑Suite Survey”, da Thomson Reuters, 64% dos executivos das maiores companhias globais consideram a melhoria da eficiência operacional uma prioridade estratégica, a ser alcançada por meio da digitalização.

Nesse contexto, soluções tecnológicas têm ganhado protagonismo, especialmente aquelas voltadas à automação de processos e ao gerenciamento inteligente de dados em ambientes corporativos críticos de Tecnologia da informação (TI).

Automação reduz esforço e aumenta produtividade

Exemplo dessa tendência é a plataforma WIT™, desenvolvida pela unidade de serviços gerenciados de TI da Positivo Tecnologia. A solução utiliza inteligência artificial, machine learning e automação para tratar eventos operacionais em ambientes de TI, como falhas de servidores, sistemas ou ataques cibernéticos.

Entre janeiro de 2024 e janeiro de 2025, a plataforma foi responsável pela resolução de mais de 53 mil eventos com apenas 192 horas de esforço operacional. Segundo dados da empresa, isso representa uma redução de 98% em relação ao modelo tradicional.

Ainda de acordo com a companhia, a automação proporcionou economia de mais de 9 mil horas de produtividade e permitiu que 38% dos chamados fossem resolvidos automaticamente. Além disso, 99,5% dos eventos contaram com notificações e manipulações automatizadas.

Cresce a demanda por soluções inteligentes em TI

Especialistas apontam que a transformação digital acelerada, combinada à escassez de profissionais especializados e à demanda por respostas em tempo real, tem impulsionado o uso de ferramentas de automação.

Um relatório da consultoria Gartner estima que, até 2027, 70% das organizações utilizarão automação para detectar, diagnosticar e resolver problemas operacionais.

O movimento responde ao aumento da complexidade dos ambientes de TI, especialmente os que operam em arquiteturas híbridas e multicloud, exigindo soluções que promovam mais agilidade, autonomia e precisão.

Perspectivas para o setor

Empresários do setor avaliam que operar com inteligência e agilidade deixou de ser um diferencial competitivo e passou a ser um requisito básico.

Soluções que incorporam automação e inteligência artificial tendem a se consolidar como parte da infraestrutura operacional das empresas, diante da necessidade crescente de otimizar recursos e garantir continuidade de serviço.

Sair da versão mobile