A Oi, por meio de sua unidade de negócios Oi Soluções, iniciou o ano de 2025 reforçando sua presença no mercado de computação em nuvem. A companhia fechou o último trimestre de 2024 com a assinatura de contratos e vitórias em licitações que, juntas, somam R$ 33 milhões em novas receitas.
Novos contratos no setor público
Entre os contratos conquistados estão projetos para a Câmara Municipal de Londrina, os serviços nacionais de aprendizagem (Senac) do Rio Grande do Sul e do Paraná, o Ministério Público do Tocantins, o Instituto Federal do Norte de Minas, o Sistema Estadual de Análise de Dados do governo de São Paulo e a Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb).
Crescimento do mercado e estratégia da empresa
A expansão da empresa no setor está alinhada ao crescimento acelerado do mercado de computação em nuvem no Brasil, que avança a uma taxa anual superior a 30%, segundo dados da consultoria Gartner.
O aumento é impulsionado pela digitalização de processos, modernização de sistemas corporativos e busca por eficiência operacional.
A estratégia da companhia inclui o fortalecimento do Centro de Competência em Nuvem (CCoE), onde atua uma equipe especializada em otimização de processos, métodos ágeis e desenvolvimento de soluções personalizadas para clientes corporativos.
A empresa busca oferecer uma jornada mais eficiente e segura para a migração de dados e operações à nuvem.
Investimentos em infraestrutura e capacitação
Segundo Renato Simões, diretor de Produtos e Arquitetura de Soluções da Oi Soluções, a companhia tem investido em infraestrutura, capacitação de equipes e Inovação tecnológica para atender à demanda crescente por soluções digitais.
Contratos por registro de preços
Parte dos contratos firmados ocorreu por meio de atas de registro de preços, o que permite a adesão posterior de outros estados e municípios aos mesmos serviços e valores.
De acordo com Ricardo Freire, diretor de Governo da Oi Soluções, a empresa pretende se consolidar como parceira estratégica de seus clientes no processo de transformação digital.
A companhia também tem priorizado a gestão econômica e a segurança nas soluções oferecidas. Entre os investimentos realizados estão tecnologias para otimização de custos, previsibilidade orçamentária e redução de desperdícios em ambientes de nuvem, além da adoção de sistemas avançados de proteção contra ameaças cibernéticas, com foco em ambientes híbridos e multicloud.
Nova fase após reestruturação
A atuação da Oi no segmento de cloud representa uma nova fase da empresa após um processo de reestruturação que envolveu a venda de suas operações de telefonia móvel e de fibra no varejo.
A integração de soluções em nuvem com outras tecnologias, como redes 5G, Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial e edge computing, está entre as frentes estratégicas da companhia.
Lançada em 2019, a Oi Soluções é a unidade da Oi voltada para o atendimento a grandes empresas. Presente em mais de 40 mil organizações públicas e privadas no país, a unidade oferece serviços como redes gerenciadas, segurança da informação, cloud computing, comunicação unificada, inteligência artificial, big data, aplicações digitais, observabilidade e conectividade via fibra ótica.