E-commerce brasileiro deve atingir US$ 148 bilhões e se torna alvo de fraudes digitais

Com o aquecimento das vendas em datas comemorativas, como o Dia dos Pais, o consumidor deve redobrar a atenção ao fazer suas compras.

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Foto: Reprodução/ Freepik

O Comércio eletrônico no Brasil deve movimentar US$ 148 bilhões nos próximos cinco anos, segundo projeção do The Global Payments Report 2025, elaborado pela Worldpay®. O valor consolida o país como o maior mercado da América Latina e, ao mesmo tempo, um dos mais visados por fraudadores.

A expansão do e-commerce — impulsionada pela praticidade, variedade de opções e conveniência — traz também um aumento nas tentativas de golpes digitais.

De acordo com Renato Wada, diretor de Segurança da Informação da Worldpay LATAM, “com a intensa transformação no universo dos meios de pagamento nos últimos anos, os golpistas têm buscado oportunidades no comércio eletrônico, destacando ainda mais a necessidade de reforçar os cuidados na hora das compras”.

Datas comemorativas concentram maior risco

O Relatório de Identidade e Fraude 2025, da Serasa Experian, indica que datas comemorativas, como o Dia das Mães, estão entre os períodos mais críticos.

Na semana que antecedeu a data em 2024, foram registradas cerca de 186 mil tentativas de fraude no e-commerce brasileiro, com potencial de prejuízo superior a R$ 1 bilhão.

Ações de prevenção envolvem empresas e consumidores

Wada ressalta que o mercado e as instituições financeiras vêm investindo em tecnologias de prevenção, como camadas adicionais de autenticação, validação de identidade por biometria (digital, facial ou por voz), códigos de verificação via celular ou e-mail e aplicativos de confirmação de identidade.

No entanto, ele destaca que “é fundamental que o consumidor seja parte atuante neste processo e mantenha atenção às regras básicas de segurança”.

Dicas para uma compra online segura

Especialistas recomendam uma série de cuidados para evitar prejuízos durante compras online. Entre as principais orientações estão:

A expectativa é que o avanço das tecnologias de pagamento continue impulsionando o setor de e-commerce, mas especialistas alertam: a segurança deve caminhar lado a lado com a inovação.

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