Swing Trade ou Day Trade: qual a diferença e qual escolher

(Fonte: reprodução/Pexels)

(Fonte: reprodução/Pexels)

Muitos investidores apostam em modalidades de investimento especulativo para lucrar na Bolsa de Valores.

Em suma, esses métodos consistem em fazer “apostas” em determinados movimentos do mercado, seja de valorização ou de desvalorização de ativos.

E dentro dessas metodologias, as mais famosas estratégias são o Swing Trade e o Day Trade. Os tópicos abaixo explicam no que consiste cada estratégia e qual delas pode ser a mais indicada para você.

O que é Swing Trade? 

No Swing Trade o investidor precisa analisar o gráfico de determinado artigo para definir uma posição de entrada e uma posição de saída.

Em resumo, a pessoa pode tentar lucrar com determinado movimento do mercado e definir até quando vai esperar para que o movimento se conclua.

Vale destacar que o grande diferencial do Swing Trade é o tempo de espera que pode haver em cada operação, que pode ter mais que 24 horas entre a entrada e a saída. Ou seja, entre o momento que a pessoa investe e o momento que finaliza a operação, retirando o seu dinheiro.

O Swing Trade é considerado menos “perigoso”, por assim dizer, visto o maior espaço de tempo para se realizar as negociações. Contudo, os riscos não desaparecem, o que motiva a manutenção dos cuidados por parte dos investidores.

O que é Day Trade? 

Semelhantemente ao que acontece no Swing Trade, o investidor de Day Trade precisa analisar gráficos e posicionar entradas e saídas de investimento em determinado ativo.

Porém, aqui o tempo em que cada operação pode ser feita é bem mais curto, se restringindo a, no máximo, 24 horas.

Essa modalidade de trading tem um risco bastante elevado por expor os resultados a uma maior volatilidade do mercado.

Qual dos dois escolher?

Na verdade, você não precisa escolher entre Swing Trade ou Day Trade, mas sim utilizar as duas modalidades em paralelo.

Você pode dedicar-se a análises para Day Trade em um dia, e em seguida se voltar a fazer boas entradas para Swing Trade.

As duas modalidades podem ainda ser usadas ao mesmo tempo, em duas contas em corretoras de valores distintas, por exemplo.

Contudo, vale a dica de investir menos capital no Day Trade do que no Swing Trade. Afinal, o risco de perder dinheiro é bem maior na primeira do que na segunda opção de investimento especulativo.

Leia mais:

Quanto rende 1 milhão na poupança? Veja outras opções rentáveis

7 formas comprovadas de ganhar dinheiro nas redes sociais

Como quitar um financiamento antes do prazo

Sair da versão mobile