Simpress destina mil toneladas de resíduos de forma ambientalmente correta em 2024

Iniciativa SimSustentável reúne esforços em economia circular, neutralização de carbono, logística reversa e descarte responsável de eletrônicos e toners

Simpress destina mil toneladas de resíduos de forma ambientalmente correta em 2024 restauracao ecologica sustentabilidade 1 1 1

Foto: Reprodução/ Freepik

A empresa de outsourcing de equipamentos de Tecnologia da informação (TI) Simpress destinou aproximadamente 1 mil toneladas de resíduos de forma ambientalmente adequada ao longo de 2024, por meio de seu programa interno de sustentabilidade, o SimSustentável.

O balanço anual inclui 431 toneladas de resíduos de toner, 519 toneladas de resíduos eletrônicos e 46 toneladas de resíduos sólidos.

Ações ambientais estruturadas em seis frentes

Criado em 2022, o SimSustentável reúne seis frentes de atuação ambiental. A primeira está relacionada ao descarte de resíduos sólidos e líquidos oriundos das operações da empresa, feito em parceria com fornecedores homologados.

A segunda frente envolve logística reversa, com recolhimento de peças e equipamentos de clientes, posteriormente triados para reaproveitamento ou descarte final adequado.

A terceira frente trata do monitoramento e compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE). A Simpress é integrante do Programa Brasileiro GHG Protocol e possui o Selo Prata, que certifica a realização do inventário de emissões diretas e indiretas.

Na quarta frente, voltada à economia circular, cerca de 50 técnicos trabalham no centro de serviços da empresa, em Santana de Parnaíba (SP), para realizar a manutenção e revitalização de aproximadamente 2 mil equipamentos por mês. Esses dispositivos, após o uso por clientes, passam por revisão técnica e são reinseridos em novos contratos.

Consumo consciente e neutralização de carbono

A quinta frente está voltada à promoção do consumo responsável entre os 2,4 mil colaboradores da empresa, com campanhas internas sobre economia de energia, redução de descartáveis e uso de materiais sustentáveis.

Já a sexta frente compreende o programa Carbon Neutral, que realiza a compensação de emissões de CO₂ associadas ao consumo de energia elétrica dos equipamentos fornecidos. Entre março de 2023 e janeiro de 2025, a iniciativa compensou 20,8 mil toneladas de CO₂ e contribuiu para o reflorestamento de 32,5 mil árvores.

Sustentabilidade e gestão de equipamentos

Além das iniciativas ambientais, a empresa também atua com gestão de dispositivos tecnológicos utilizados por organizações em todo o país. A prática de recondicionamento e reaproveitamento de equipamentos visa prolongar sua vida útil e reduzir o impacto ambiental da troca constante de aparelhos.

A Simpress afirma ter sob sua responsabilidade mais de 700 mil dispositivos em empresas de diversos setores, um número que cresceu significativamente nos últimos anos.

Compromisso com práticas ESG

A diretoria da empresa destaca que as ações estão alinhadas com os princípios de governança ambiental, social e corporativa (ESG).

“A sustentabilidade e a circularidade são pilares essenciais. Além de reduzir o impacto ambiental, prolongamos a vida útil dos dispositivos e proporcionamos um modelo mais eficiente”, afirma Georgia Rivellino, diretora de Marketing, Produtos e Soluções da Simpress.

Sair da versão mobile