Sebrae Rio e Sistema Fecomércio RJ programam ações gratuitas para estimular o aquecimento do comércio no Dia das Crianças

dia-das-criancas-sebrae-fecomercio.1

Foto: Reprodução

O Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, está chegando.

Para preparar o setor de comércio varejista para mais uma data importante e fortalecer a economia do estado, a partir desta segunda-feira (21), o Sebrae Rio e o Sistema Fecomércio RJ elaboraram soluções criativas e promocionais para incentivar o consumo, atrair novos clientes, produzir campanhas apropriadas para as redes sociais, estruturar um planejamento dos pequenos negócios e oportunizar um aumento de receita para o empresário fluminense.

Na média, os pequenos negócios estão operando com um faturamento 50% menor do que o período pré-crise. Para reaquecer as vendas prejudicadas pela pandemia do novo coronavírus, entre os dias 21 e 25 de setembro, o empresário poderá participar de 11 talks online e gratuitos, com conteúdo dinâmico e prático. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do Sebrae Rio.

“Essa é a quarta data comemorativa que impulsionamos o comércio varejista. A novidade dessa imersão digital é que nós ouvimos as principais dúvidas do empresariado fluminense. Todo o conteúdo foi elaborado para atender essa expectativa. Em recente pesquisa do Sebrae, 78% dos municípios do estado já estão em processo de reabertura. Por conta disso, o empresário precisa inovar o processo de gestão, com estratégias assertivas com foco em atrair novos clientes e no aumento de receita”, reforça Mariangela Rosseto, coordenadora do Comércio e Serviços do Sebrae Rio.

“O Dia das Crianças é uma data importante para o varejo e traz esperança e otimismo para os comerciantes. Uma pesquisa realizada recentemente pelo IFec RJ com empresários mostrou que 38,1% esperam algum aumento na demanda nos próximos três meses. Ou seja, a data é uma grande oportunidade para ajudar o setor a se recuperar. Precisamos estimular o consumo nos pequenos negócios para ajudar o comércio de bens e serviços a se recompor e recuperar o fôlego através do aumento de vendas”, ressalta Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ.

Durante a crise, muitas empresas do comércio varejista adotaram controles financeiros mais rígidos e adaptaram seu planejamento empresarial para continuar em atividade. Segundo empresários ouvidos pelo Sebrae, já existe uma percepção em relação aos novos hábitos de consumo dos clientes e também na necessidade de adaptar a operação dos seus negócios como um modelo híbrido (espaço físico e digital). Algumas medidas adotadas no período serão permanentes ou aplicadas a longo prazo como o uso dos canais digitais, marketing digital, sistema de delivery, redução de estrutura, revisão do mix de produtos e gestão do capital de giro.

Das lições aprendidas, algumas medidas foram bem-sucedidas como investimento em produtos de necessidades urgentes, cuidado com a higienização do estabelecimento, gestão de compras, controles financeiros e fluxo de Caixa, compras e vendas pelo WhatsApp e atendimento virtual e/ou agendado. Em contrapartida, outras ações não foram avaliadas de forma positiva como paralisação nas entregas, vendas online em marketplaces e melhor organização da empresa.

Programação Sebrae Rio

Dia 21 de setembro

16h – O universo infantil e o consumo consciente

19h – Como usar microinfluenciadores digitais na divulgação de marcas infantis?

19h – Neurovendas para pequenos negócios

Dia 22 de setembro

16h – Como vender para o Dia das Crianças se o seu público não é infantil?

19h – Dias das Crianças: como encantar as crianças e atrair a atenção dos compradores

Dia 23 de setembro

16h – Do virtual ao presencial: estratégias para o Dia das Crianças

19h – Utilize o Instagram para engajar a venda no Dia das Crianças

24 de setembro

16h – Como usar técnicas de neuromarketing para divulgar melhor e atrair mais clientes?

19h – Peças e kits promocionais: como utilizá-los com mais assertividade?

25 de setembro

16h – Impulsione a sua marca com Instagram e TikTok

19h – Como o clubinho de ofertas pode ajudar a aumentar as vendas do Dia das Crianças

Sair da versão mobile