A Sinopec Star Co., Ltd., subsidiária de energia limpa da China Petroleum & Chemical Corporation (HKG: 0386, “Sinopec”), tem o seu projeto piloto de geração de energia geotérmica média e profunda (o “Projeto”) em Xianyang, província de Shaanxi, devidamente autorizado e agora oficialmente conectado à rede para produzir energia.
O Projeto, que agora está conectado à rede e gerando energia, marca a primeira incursão da Sinopec na produção de eletricidade por via geotérmica e representa o primeiro projeto piloto da China de integração termoelétrica de hélio, um grande avanço para melhorar a utilização dos recursos geotérmicos e otimizar o mix de energia do país.
Na região de Guanzhong, em Xianyang, onde há um grande campo geotérmico do tipo bacia sedimentar de temperatura média-baixa, conhecido por sua grande escala, alta temperatura e alta qualidade da água, o projeto selecionou um poço geotérmico na comunidade de Baoshi Jiayuan, com profundidade de 3.000 metros e cuja temperatura da água é de cerca de 102 graus Celsius.
Durante a estação de calefação, o projeto extrai água geotérmica para aquecimento e extração simultânea de hélio para geração de energia de baixa carga. Na estação sem aquecimento o projeto opera a plena carga para a geração contínua de energia, também com extração de hélio. A instalação aquece uma área de 120.000 metros quadrados e gera 700.000 kWh por ano.
A Sinopec Star utilizou as principais tecnologias para extrair o “gás dourado” (hélio) em poços geotérmicos, o qual é de grande importância estratégica e amplamente aplicado em vários setores, como Aeroespacial, Pesquisa e Desenvolvimento, Saúde e Produção Industrial. Por ser um importante país industrial, a China tem uma alta demanda por hélio, mas há muito tempo depende fortemente de importações.
O hélio é extraído predominantemente do gás natural, do metano das jazidas de carvão e de subprodutos das unidades de separação de ar que contêm esse elemento.
A área do projeto, que fica na Bacia de Weihe, é rica em hélio livre e hidrossolúvel, além de outros recursos gasosos. Os especialistas da Sinopec detectaram concentrações excepcionalmente altas de hélio nos poços geotérmicos da região.
Em sua unidade de Xianyang, a Sinopec Star desenvolveu a separação e a purificação de hélio solúvel em água, obtendo hélio com 99,99% de pureza com tecnologias de separação por membrana e adsorção de pressão variável. Essa façanha forneceu insights para a produção em escala industrial de hélio geotérmico hidrossolúvel.
A Sinopec é líder no desenvolvimento da geotermia, tendo mais de 100 milhões de metros quadrados de capacidade de aquecimento geotérmico instalada em 72 cidades da China. Seu projeto na nova área de Xiong’an foi reconhecido pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) como um projeto piloto de demonstração global.