Pesquisa do Twitter aponta preferência do consumidor por compras online e pagamentos via aplicativos bancários

comprar-pela-internet

Os pagamentos por aplicativos bancários vêm ganhando cada vez mais espaço e importância na vida financeira dos consumidores, e as pessoas estão cada vez mais comentando sobre as suas facilidades.

As compras online já são a preferência e o caminho para o universo digital é uma tendência definitiva, inclusive depois da pandemia.

Uma pesquisa realizada pelo Twitter no Brasil, aponta como os consumidores estão dando preferência para esse tipo de tecnologia para fazerem seus pagamentos: de acordo com o levantamento*, 27% dos entrevistados mencionam preferência pelos aplicativos bancários – para atividades como transferências, pagamento de contas, entre outros.

Na sequência, aparecem cartão de crédito (23%), dinheiro (16%), cartão de débito (14%), boletos (9%) e carteiras digitais – PicPay, PayPal, PagSeguro etc. (7%). Ainda segundo as pessoas que responderam à pesquisa, os motivos de suas escolhas são*:

• 52% – Agilidade no pagamento / tempo que demora para ser compensado

• 43% – Praticidade

• 36% – Hábito

• 25% – Segurança

• 22% – Organização financeira

• 20% – Isenção de tarifas / descontos

• 12% – Parcelamento de compra

• 6% – Pontos / milhas / benefícios

Para se ter uma ideia, quase metade dos comentários referente a meios de pagamento** fazem relação com meios digitais – 49%. Esta forma ultrapassou até mesmo meios mais bem estabelecidos como cartões de débito e crédito (44%). Apenas 4% falam em boletos e 3% em dinheiro vivo.

Este assunto ganhou ainda mais repercussão por conta da pandemia de Covid-19 e da necessidade de isolamento social. Foram registrados quase dois milhões de Tweets sobre meios de pagamento entre 2019 e agosto de 2020, o que representa crescimento de 104% entre o ano passado e este ano (Volume de Tweets de Janeiro até Agosto para cada ano)**.

Sem a possibilidade de visitar lojas, por exemplo, as pessoas utilizaram ainda mais as compras online, preferência para 68% das pessoas no Twitter, enquanto outros 32% ainda se sentem mais confortáveis em aquisições feitas em lojas***. E esta tendência deve se manter mesmo quando a pandemia finalmente for controlada. Mais da metade das pessoas (55%) pretendem continuar fazendo compras online mais frequentemente; 44% declaram que seguirão usando mais serviços de pagamento mobile, 37% utilizarão dos deliverys de comida mais frequentemente (iFood, Uber Eats etc) e 36% pretendem trabalhar de casa mais vezes.****

*Fonte: Meios de pagamento durante o COVID-19, Outubro 2020, Brasil. Por Twitter Marketing Insights & Analytics, baseado em dados do Twitter Insight Survey (TIS) 23/09/2020 a 28/09/2020 [n=473]. Q1: “Qual dos meios de pagamento abaixo é o seu preferido?” e Q2: “Quais são os fatores que te fazem preferir esse meio? (selecione todos que se apliquem)”

**Fonte: Meios de pagamento durante COVID-19, Outubro 2020, Brasil. Por Twitter Marketing Insights & Analytics, baseado em dados da BrandWatch 01/2018 até 08/2020

*** Fonte: Meios de pagamento durante o COVID-19, Outubro 2020, Brasil. Por Twitter Marketing Insights & Analytics, baseado em dados de Global Web Index Q1 e Q2 2020 | “Tipicamente, qual das seguintes você prefere fazer?”

****Fonte: Meios de pagamento durante o COVID-19, Outubro 2020, Brasil. Por Twitter Marketing Insights & Analytics, baseado em dados de Global Web Index Q1 e Q2 2020 | “Após a pandemia acabar, você acha que fará alguma das seguintes ações?”

Sobre o Twitter

O Twitter mostra o que está acontecendo no mundo agora e o que as pessoas estão falando neste exato momento.

De últimas notícias e entretenimento a esportes e interesses cotidianos, incluindo conteúdos ao vivo, é possível encontrar todos os lados de uma mesma história nas conversas em que todos estão convidados a participar.

Disponível em mais de 40 idiomas em todo o mundo, o serviço pode ser acessado via twitter.com e dispositivos móveis.

Para mais informações, visite about.twitter.com, siga @Twitter e baixe os aplicativos do Twitter e do Periscope via twitter.com/download e periscope.tv.

Sair da versão mobile