Pesquisa aponta que 37% dos líderes não estão preparados para fazer uma boa gestão de mudanças

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Adaptar-se às constantes mudanças da atualidade segue sendo uma das maiores preocupações das empresas que precisam se reinventar constantemente para manter a rentabilidade do negócio ao longo do tempo.

Para conduzir estas transformações, nem toda liderança está preparada para guiar os colaboradores por esse processo.

Dados da pesquisa “A cultura a serviço da estratégia do negócio”, realizada pela Olivia – consultoria especializada em processos de transformação organizacional – revelam que 37% dos gestores não se sentem preparados para essas mudanças e apenas 3% se consideram aptos para conduzir essa transformação.

A gestão de mudança é o processo de planejar, implementar e monitorar as mudanças necessárias para alcançar os objetivos estratégicos de uma organização.

“No contexto que vivemos atualmente da transformação digital, a gestão de mudança é muito relevante, pois faz convergir a adoção de novas tecnologias com a reestruturação de processos, a capacitação e o engajamento dos colaboradores. É importante que as empresas estejam preparadas para lidar com os desafios que surgem durante esse processo de mudança, garantindo uma transição suave e bem-sucedida”, comenta Reynaldo Naves, sócio e Managing Partner da Olivia Brasil.

Apesar de existir um grande investimento para a transformação digital, nem todas as empresas conseguem um processo bem sucedido.

A pesquisa ainda revela dados referentes aos desafios no processo de mudança: o engajamento é apontado como o principal, com 16%, seguido pela agilidade e adaptabilidade (14%) e comunicação (13%).

Para Naves, um dos principais desafios da gestão de mudança é a resistência natural dos colaboradores, pois, muitas vezes, as pessoas têm medo do desconhecido e resistem às mudanças que podem afetar suas rotinas de trabalho.

Portanto, é fundamental que as empresas comuniquem de forma clara e transparente os objetivos da transformação digital e os benefícios que ela trará tanto para a organização, quanto para os colaboradores.

“Envolver os colaboradores no processo de mudança é de extrema importância, ouvindo suas opiniões e fornecendo treinamentos e capacitações para que possam se adaptar às novas tecnologias e processos”, reforça Naves.

A Olívia aponta que existem aprendizados chaves sobre transformação capazes de assegurar o sucesso das estratégias de negócios em meio a contextos de mudanças. É necessário construir uma narrativa simples, explicando o que, o por quê e como a empresa fará as mudanças no negócio, e quais serão as principais consequências dessas alterações.

Não adianta originar a transformação somente a partir do grupo de líderes executivos, pois nem sempre eles possuem uma sensibilidade aguçada do que realmente acontece na base de colaboradores ou com os clientes.

“Nós da Olivia, acreditamos que as mudanças não necessitam somente de metodologia, mas de inteligência de dados para garantir acuracidade e otimização dos investimentos em transformação organizacional. Usamos o conceito de Transformation Analytics, com base em ferramentas de inteligência artificial e machine learning como apoio ao planejamento das mudanças,  otimizando tempo, investimento e impactos das ações de transformação”.

Para o especialista, o sucesso das estratégias inovadoras de negócios precisa ter como base uma sólida governança dos projetos críticos e das alavancas culturais e, para isso, é necessário empregar bem a  gestão de mudanças, aliada a ferramentas de inteligência artificial para otimizar resultados das ações de engajamento, treinamento e comunicação de alto impacto.

 

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