Setor de serviços cresce em 2025 e impulsiona expansão do Mercado Topográfico

Com alta contínua e participação de mais de 70% no PIB brasileiro, setor cria cenário favorável para plataformas de geotecnologia e serviços digitais.

Setor de serviços cresce em 2025 e impulsiona expansão do Mercado Topográfico Plataformas Digitais 1 1

Foto: Reprodução/ Freepik

O setor de serviços brasileiro manteve trajetória de alta em 2024, registrando crescimento de 3,1%, o quarto ano consecutivo de avanço — algo inédito desde o início da série histórica do IBGE, em 2012.

Entre os destaques, estão os serviços de informação e comunicação, e as atividades profissionais, administrativas e complementares, ambos com expansão de 6,2% no ano.

Em 2025, o movimento positivo continua. Em fevereiro, houve crescimento de 0,8% em relação a janeiro, recuperando parte das perdas do mês anterior.

Na comparação com fevereiro de 2024, a alta foi de 4,2%, a 11ª taxa positiva consecutiva nessa base de comparação. Serviços de informação e comunicação cresceram 1,8% no mês, enquanto as atividades profissionais, administrativas e complementares avançaram 1,1%.

Em termos de nível de atividade, o setor está 16,2% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e apenas 1% abaixo do pico histórico registrado em outubro de 2024. O setor de serviços representa atualmente cerca de 72% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Oportunidades para o Mercado Topográfico

Com esse cenário de expansão, empresas ligadas à digitalização e à prestação de serviços especializados encontram espaço para crescer. Para Weslei Lima, gestor de marketplace do Mercado Topográfico — plataforma voltada à divulgação de produtos e serviços no setor de geotecnologia —, o momento é favorável para ampliar negócios.

“As plataformas online e aplicativos já fazem parte da rotina dos brasileiros. Áreas como transporte, entregas e contratação de profissionais têm se beneficiado muito dessa modernização nas relações de consumo”, afirma.

Criado em 2022, o Mercado Topográfico já reúne 146 profissionais e empresas cadastradas para oferecer consultorias, projetos, equipamentos e até sorteios.

A meta para 2025 é investir cerca de R$ 5 milhões, alcançar 15 novos cadastrados por mês, ampliar a base de comparação de produtos do setor e faturar aproximadamente R$ 1 milhão.

A plataforma também deve lançar vagas de emprego e cursos de capacitação ainda este ano. Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina já contam com atuação consolidada, e a empresa planeja expandir para estados como Mato Grosso, Pará, Amazonas e Tocantins, onde há alta demanda por serviços de topografia.

Outro objetivo estratégico é iniciar operações na América Latina até o segundo semestre, consolidando o Mercado Topográfico como a maior plataforma de geotecnologia do Brasil.

Setor de serviços cresce em 2025 e impulsiona expansão do Mercado Topográfico Apoie o jornalismo independente. 1 14
Sair da versão mobile