Seguro como estratégia: empresas fortalecem a gestão de riscos e a proteção dos negócios

Seguro como estratégia: empresas fortalecem a gestão de riscos e a proteção dos negócios Pesquisa revela que apenas 26,7% dos empresários consideram o seguro no planejamento inicial, mas adesão cresce com o aumento da consciência sobre riscos

Seguro como estratégia: empresas fortalecem a gestão de riscos e a proteção dos negócios Riscos negocios

Foto: Reprodução/ Divulgação

Apesar de 88,2% dos empresários reconhecerem o seguro como uma forma de valorização dos colaboradores e 83,6% associarem a prática à tranquilidade na gestão, apenas 26,7% das empresas consideram sua contratação já na concepção do negócio.

Os dados são da pesquisa Caminhos para Ampliação da Penetração de Seguros no Segmento PME, divulgada pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).

Segundo o estudo, a baixa percepção de risco e as limitações econômicas estão entre os principais obstáculos para a contratação de seguros, superando até mesmo o desconhecimento sobre os produtos disponíveis.

Crescimento do setor

Mesmo com a baixa adesão inicial, o setor de seguros no Brasil vem registrando expansão. Em 2024, houve crescimento de 12,2%, com arrecadação de R$ 435,56 bilhões.

As modalidades empresarial e patrimonial tiveram alta acima de 10%, impulsionadas pela procura por proteção contra inadimplência, processos judiciais e riscos financeiros.

Evolução da percepção de risco

A pesquisa mostra que a contratação de seguros aumenta à medida que os negócios amadurecem. No primeiro ano de abertura do CNPJ, o seguro mais comum é o de Transporte (65%).

Já até três anos após o início das atividades, o Seguro Cibernético passa a liderar as novas adesões (75%), refletindo as crescentes preocupações com riscos digitais e tecnológicos.

Seguro como estratégia: empresas fortalecem a gestão de riscos e a proteção dos negócios Apoie o jornalismo independente. 1 14
Sair da versão mobile