Indústria brasileira registra quarto mês seguido de retração

PMI da indústria cai para 47,7 pontos em agosto, menor nível desde junho de 2023, com impacto de tarifas dos EUA e juros elevados

Indústria brasileira registra quarto mês seguido de retração industria brasileira 2 1

Foto: Reprodução/ Divulgação

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da indústria brasileira atingiu 47,7 pontos em agosto, confirmando o quarto mês consecutivo de contração na atividade e registrando o menor nível desde junho de 2023.

Segundo avaliação da Associação de Indústrias do Rio de Janeiro (Rio Indústria), a queda reflete principalmente dois fatores: as tarifas adicionais impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros e o patamar elevado da taxa básica de juros, atualmente em 15%.

Fatores de pressão

As tarifas norte-americanas afetam setores estratégicos que respondem por mais da metade das exportações brasileiras destinadas ao mercado dos EUA. Ao mesmo tempo, a Selic elevada tem limitado o acesso ao crédito para consumidores e empresas, reduzindo a demanda interna e travando investimentos.

De acordo com a entidade, esses elementos combinados têm impactado a produção, o emprego e o ritmo de investimentos, com efeitos que tendem a pressionar o desempenho do PIB no segundo semestre.

Reflexos no Rio de Janeiro

No estado do Rio, que possui uma base industrial diversificada, os efeitos também são sentidos. Empresas dos segmentos petroquímico, metalúrgico e de bens de consumo têm reduzido produção e adiado projetos de expansão, diante do encarecimento do crédito e da menor demanda.

Perspectivas

A Rio Indústria defende a adoção de medidas voltadas à ampliação da competitividade e ao estímulo do crédito produtivo, de modo a preservar empregos e favorecer a retomada do crescimento industrial.

Indústria brasileira registra quarto mês seguido de retração Apoie o jornalismo independente. 1 14

Sair da versão mobile