Governo do RJ lança edição 2025 do Prêmio Estadual de Educação Fiscal

Inscrições para concurso que premia redações, projetos e vídeos já estão abertas

Governo do RJ lança edição 2025 do Prêmio Estadual de Educação Fiscal Educacao fiscal 2 1 1

Foto: Reprodução/ Freepik

O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou, nesta quinta-feira (10), a edição 2025 do Prêmio Estadual de Educação Fiscal. A iniciativa, coordenada pela Escola Fazendária (Efaz) e promovida pelas secretarias estaduais de Fazenda (Sefaz-RJ) e de Educação (Seeduc), tem como objetivo estimular o debate sobre a cidadania fiscal nas escolas da rede pública estadual.

O concurso premiará estudantes e instituições de ensino que desenvolverem os melhores trabalhos relacionados ao tema “Educação Fiscal: o caminho para um futuro sustentável”. As categorias incluem redações, projetos escolares e, como novidade neste ano, vídeos produzidos por grupos de alunos.

Inscrições em duas etapas

A primeira etapa de inscrições já está aberta e vai até 20 de maio, exclusivamente pelo Portal da Efaz. A segunda fase ocorrerá entre 27 de maio e 24 de agosto, permitindo o envio dos trabalhos e novas inscrições.

O prêmio contempla seis categorias: três voltadas para inscrições individuais, uma para escolas e duas para grupos de alunos. Os vídeos em grupo devem ter de um a três minutos de duração e seguir os critérios estabelecidos no regulamento. Cada grupo deve ser composto por três a cinco estudantes da mesma unidade escolar, podendo ser de diferentes turmas ou séries.

Na categoria de redação, os participantes devem ser alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Socioeducação. Já na categoria destinada às escolas, serão avaliadas ações e projetos realizados em 2025, ou que tenham sido implementados em 2024, abordando a temática da educação fiscal.

Premiações

Serão premiados os cinco melhores trabalhos de estudantes em cada categoria individual e os três melhores vídeos produzidos em grupo. Os alunos vencedores receberão notebooks. As escolas com projetos premiados receberão copiadoras, e os professores ou coordenadores responsáveis pela orientação dos trabalhos receberão tablets.

Avaliação e resultados

Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma Comissão Técnica, responsável por verificar a conformidade com o regulamento. Em seguida, uma Comissão Julgadora selecionará os dez finalistas de cada categoria. Os vencedores serão anunciados durante uma cerimônia prevista para dezembro deste ano.

O edital com todas as regras e critérios está disponível no Portal da Efaz.

Sair da versão mobile