A Petrobras voltou a ser elegível para receber investimentos do KLP, maior fundo de pensão da Noruega, que atualmente administra cerca de R$ 430 bilhões em patrimônio.
Em comunicado oficial, o KLP destacou que a estatal brasileira fortaleceu significativamente sua governança corporativa nos últimos anos, reduzindo de forma relevante o risco de corrupção.
O fundo havia excluído a Petrobras de sua carteira de investimentos em 2014, no auge das denúncias da Operação Lava Jato, mas reconheceu que hoje a companhia possui um cenário de integridade muito diferente.
Segundo a instituição, todos os envolvidos em irregularidades foram substituídos, e a Petrobras firmou acordos de colaboração com autoridades norte-americanas e brasileiras.
Reconhecimento internacional
A decisão do KLP ocorre meses após outra entidade de peso — o Council on Ethics do Norwegian Government Pension Fund Global — também retirar a Petrobras da lista de empresas sob observação, onde estava desde 2016.
Na época, o conselho reconheceu os avanços da estatal em medidas de compliance e combate à corrupção.
Em sua avaliação, o Conselho de Ética ressaltou a postura ativa da Petrobras em colaborar com investigações e na resolução dos casos, lembrando que o Ministério Público Federal (MPF) e o Supremo Tribunal Federal (STF) a definiram oficialmente como vítima no contexto da Lava Jato.
Medidas implementadas pela Petrobras
Nos últimos anos, a Petrobras vem investindo fortemente em compliance e cultura de integridade, adotando medidas como:
- Canal de Denúncias independente;
- Due Diligence de Integridade para fornecedores e parceiros;
- Background Check de Integridade (BCI) para todos os administradores, gestores e empregados envolvidos em processos críticos.
A estatal também atua como coautora junto ao MPF e à União em 18 ações de improbidade administrativa e como assistente de acusação em 70 ações penais. Desde 2014, mais de R$ 4,5 bilhões já foram ressarcidos aos cofres da companhia por meio de decisões judiciais e acordos.
Foco na excelência
Hoje, a Petrobras afirma estar alinhada às melhores práticas internacionais de prevenção à fraude e corrupção, reforçando treinamentos, monitoramentos e ações educativas com seus colaboradores, buscando garantir transparência, ética e segurança jurídica para investidores e parceiros.