Dia dos Pais deve movimentar até R$ 7,85 bilhões no varejo

Mudanças no comportamento do consumidor incluem ampliação do conceito de figura paterna e busca por presentes com valor emocional

Dia dos Pais deve movimentar até R$ 7,85 bilhões no varejo dia pais presente 1 1

Foto: Reprodução/ Freepik

Com a aproximação do Dia dos Pais, uma das datas mais relevantes para o varejo no segundo semestre, o setor projeta crescimento nas vendas e mudanças no perfil de consumo. De acordo com dados da Sales Excellence Insights, a celebração deve movimentar entre R$ 7,83 bilhões e R$ 7,85 bilhões em 2025 — um aumento estimado de 2% em relação ao ano anterior.

Expansão do conceito de “figura paterna”

A pesquisa revela que, além da expectativa de crescimento no volume de vendas, há uma ampliação no número de pessoas que serão presenteadas.

O conceito de figura paterna deixou de se restringir aos pais biológicos e passou a incluir padrastos, avôs, irmãos mais velhos, tios e até amigos próximos que exercem esse papel afetivo.

Itens como perfumes, eletrônicos e calçados continuam entre os preferidos, mas a decisão de compra tem sido cada vez mais influenciada por um desejo de criar conexões significativas.

Presente como experiência e conexão

Para Julio Bastos, CCO da empresa Mission Brasil, consumidores — especialmente das gerações mais jovens — estão mais interessados em fortalecer laços afetivos do que simplesmente adquirir um produto.

“O que vemos é menos sobre o objeto e mais sobre o gesto e a conexão”, afirma Bastos.

Segundo ele, o varejo precisa se adaptar a essa nova realidade, oferecendo soluções que atendam ao desejo por experiências personalizadas.

A curadoria e a personalização de presentes que fogem do óbvio tendem a se tornar diferenciais competitivos para marcas que desejam conquistar o consumidor.

Tendências e desafios para o varejo

Especialistas do setor destacam uma série de tendências e desafios relacionados ao comportamento de consumo no Dia dos Pais:

O Dia dos Pais de 2025, portanto, deve ser marcado não apenas pelo crescimento nas vendas, mas também por uma transformação no modo como o ato de presentear é compreendido — mais focado em afetividade e menos em consumo tradicional.

Dia dos Pais deve movimentar até R$ 7,85 bilhões no varejo Apoie o jornalismo independente. 1 14
Sair da versão mobile