A Caixa Econômica Federal iniciou na sexta-feira (25) o repasse da distribuição de lucros do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nas contas vinculadas dos trabalhadores.
A medida foi autorizada pela Resolução nº 1.124/2025, publicada pelo Conselho Curador do FGTS (CCFGTS) no Diário Oficial da União.
Serão distribuídos R$ 12,9 bilhões, o equivalente a 95% do lucro obtido pelo FGTS em 2024, que totalizou R$ 13,6 bilhões — o segundo maior resultado dos últimos cinco anos.
Cálculo do valor a receber
Para estimar o valor que será creditado, o trabalhador deve multiplicar o saldo existente na conta do FGTS em 31 de dezembro de 2024 pelo índice de 0,02042919.
O montante creditado será incorporado ao saldo da conta vinculada e poderá ser sacado nas situações previstas pela Lei nº 8.036/1990, como demissão sem justa causa, aposentadoria, saque-aniversário e outros casos autorizados por lei.
Consulta e extrato
O valor da distribuição poderá ser visualizado no extrato da conta vinculada por meio do aplicativo FGTS, disponível gratuitamente para Android e iOS.
Clientes da Caixa também podem consultar a movimentação via Internet Banking. No extrato, o crédito aparecerá com a descrição: “AC CRED DIST RESULTADO ANO BASE 12/2024”.
Rentabilidade supera inflação
Com a distribuição dos lucros, a rentabilidade das contas do FGTS em 2024 atingiu 6,05%, considerando os juros de 3% ao ano, a Taxa Referencial (TR) e os lucros distribuídos. O índice ficou acima da inflação oficial do período, de 4,83%, assegurando ganho real aos trabalhadores.