BCE projeta queda acentuada nos aumentos salariais 2023

BCE projeta queda acentuada nos aumentos salariais 2023 BCE projeta queda acentuada nos aumentos salariais 2023

BCE prevê que aumento dos salários vai diminuir consideravelmente este ano

FRANKFURT (Reuters) – O Banco Central Europeu (BCE) anunciou, nesta quarta-feira, que o aumento dos salários na zona do euro deve sofrer uma queda significativa em 2025. Segundo dados revelados pela instituição, o crescimento salarial, que inclui pagamentos pontuais, deverá reduzir-se para 3,1% no próximo ano, após atingir 4,8% em 2024.

Essa tendência salarial é um indicador importante para o BCE, especialmente em um contexto em que a inflação foi alvo de atenção crescente. Recentemente, o banco central cortou as taxas de juros pela sétima vez em um ano, enquanto se aproxima de sua meta de inflação de 2%.

Embora o BCE tenha se mostrado cauteloso sobre as futuras ações de política monetária, a instituição destacou que a instabilidade nas políticas comerciais dos Estados Unidos pode impactar o crescimento na zona do euro. Em um cenário sem os pagamentos pontuais, a redução no aumento salarial é menos acentuada: espera-se um crescimento de 3,8% este ano, após 4,2% em 2024.

Nos últimos anos, os salários na zona do euro haviam sido impulsionados pela demanda dos trabalhadores por compensações que refletissem a alta inflação, que chegou a ultrapassar números de dois dígitos em 2022, em grande parte devido à invasão da Ucrânia e à redução nas importações de energia da Rússia. Desde então, a inflação apresentou uma queda significativa, registrando 2,2% na zona do euro em março.

Sair da versão mobile