Aumento no Consumo com Cartões de Benefícios Mesmo em Cenário de Inflação Alta

Mesmo com inflação, gastos com benefícios corporativos cresceram acima de 10% em março nestes estabelecimentos, com alta também em volume de transações

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Foto: Reprodução/ Divulgação

As pesquisas Índices de Consumo em Supermercados (ICS) e Índices de Consumo em Restaurantes (ICR), realizadas pela Alelo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), indicam uma alta no valor das transações feitas com cartões de benefícios corporativos, como vale-alimentação e vale-refeição, em todo o Brasil. Isso ocorre apesar do momento de inflação elevada no país.

Consumo em Supermercados

De acordo com os índices, em março de 2025, o número de transações em supermercados aumentou 8,1% em comparação com o mesmo mês de 2024. O valor total gasto também teve um incremento significativo de 15,5%, enquanto o valor médio por transação cresceu 6,9%, em termos nominais.

Entre fevereiro e março de 2025, os supermercados registraram um aumento de 1,0% no número de transações e 1,1% no valor total das vendas. O valor médio por transação teve uma variação marginal de 0,1%, permanecendo estável.

Nos primeiros três meses de 2025, o crescimento foi ainda mais expressivo. Em comparação com o mesmo período de 2024, houve um aumento de 8,8% no número de transações e de 17,9% no valor transacionado. O valor médio por transação aumentou 8,3%.

Em termos de desempenho acumulado nos últimos 12 meses, os supermercados apresentaram um aumento de 10,8% no volume de vendas, e 19,6% no faturamento, impulsionados por um crescimento de 10,9% no valor médio por transação.

Esses resultados ocorreram apesar de um aumento de 1,3% nos preços da alimentação no domicílio, conforme o IPCA de março de 2025. Em relação ao mesmo mês de 2024, a inflação acumulada foi de 7,9%.

Consumo em Restaurantes

No setor de restaurantes, os dados indicam uma variação diferente. Comparando março de 2025 com o mês anterior, houve uma queda de 3,2% no número de transações. No entanto, o valor transacionado aumentou 1,2%, acompanhado de uma alta de 4,6% no valor médio por transação.

Entre março de 2024 e março de 2025, o número de transações caiu 2,2%, mas o valor transacionado aumentou 14,1%, impulsionado por um crescimento de 16,6% no valor médio por transação.

No primeiro trimestre de 2025, o segmento de restaurantes teve um crescimento modesto de 1,4% no número de transações e um aumento de 16,1% no valor total transacionado. O valor médio por transação aumentou 14,5%.

Nos últimos 12 meses, os restaurantes registraram um crescimento de 5,0% no número de transações e um aumento substancial de 16,4% no valor transacionado. O valor médio por transação também aumentou 10,6% nesse período.

De acordo com o IPCA/IBGE, os preços de alimentação fora de domicílio apresentaram uma inflação de 0,8% em março de 2025, com um aumento de 7,2% no preço desse subgrupo no acumulado dos últimos 12 meses.

Embora o cenário de inflação elevada tenha pressionado os preços em diversos setores, as pesquisas revelam que o consumo com cartões de benefícios corporativos continua a crescer, especialmente em supermercados e restaurantes.

O aumento no valor gasto, apesar das condições econômicas adversas, reflete a evolução do consumo das famílias brasileiras, que seguem utilizando seus benefícios corporativos para custear alimentos e refeições, principalmente em um contexto de insegurança econômica.

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