Carro é sinônimo de liberdade e independência para metade das mulheres brasileiras, revela levantamento da Webmotors

Maior parte das usuárias da plataforma que participaram da pesquisa associam o carro aos dois atributos, seguidos pela necessidade na rotina (34%), e conforto e conveniência (31%)

Carro é sinônimo de liberdade e independência para metade das mulheres brasileiras, revela levantamento da Webmotors carro mulheres independecia 1 1

Foto: Reprodução/ Freepik

São Paulo, março de 2025 – Uma pesquisa inédita divulgada pela Webmotors revelou dados interessantes sobre o significado do carro na vida da mulher brasileira. Para a maioria das entrevistadas (50%), ter um automóvel representa liberdade e independência. Outros fatores como a necessidade no cotidiano (34%) e conforto e conveniência (31%) também se destacaram.

Além disso, segurança e proteção (15%), ferramenta de trabalho (12%), status e realização pessoal (11%), e paixão e hobby (9%) foram mencionados como atributos importantes.

O levantamento foi conduzido entre 28 de fevereiro e 6 de março, por meio de uma pesquisa quantitativa com 376 usuárias da plataforma Webmotors.

Carrocerias Preferidas: SUVs Dominam o Mercado Feminino

A pesquisa também investigou as carrocerias mais desejadas pelas mulheres. A categoria SUV lidera com 41% de preferência, seguida por Hatch (22%) e Sedan (21%). Já as Picapes aparecem com 7%, e as Peruas com apenas 3%.

“Em comparação com a edição da pesquisa do ano passado, houve uma mudança comportamental significativa. As SUVs, que eram menos populares, agora são as preferidas, enquanto os sedans, antes favoritos, caíram para a terceira posição, atrás dos hatches. Esse comportamento reflete uma busca crescente por conforto e economia”, explicou Natália Spigai, CMO da Webmotors.

Fatores Cruciais na Escolha do Carro: Economia em Primeiro Lugar

Na hora de escolher um automóvel, a pesquisa apontou que o preço é o fator mais importante para as mulheres, com 26% das entrevistadas destacando a economia como prioridade.

Em seguida, os aspectos de conforto (17%), segurança (16%), design e estética (12%), espaço interno (10%), desempenho do modelo (10%) e Tecnologia e criatividade (7%) foram os critérios mais considerados.

Cores de Carro Preferidas: A Tendência do Preto e Branco

Quanto às cores dos carros, a pesquisa mostrou que o preto é a favorita das mulheres, com 29% de preferência, seguido por branco (22%) e prata (17%). Outras cores, como cinza (16%), vermelho (9%) e azul (5%), aparecem em menor destaque.

Sair da versão mobile