No Dia de Responsa, Ambev dará atendimento gratuito a consumidores sobre moderação

dia-da-responsa-ambev

O Dia de Responsa é um dos momentos mais importantes do calendário da Ambev, uma data simbólica para celebrar o compromisso diário da companhia com o consumo responsável de bebidas alcoólicas.

Neste ano, em sua 13ª edição, além de renovar o seu compromisso, a Ambev vai promover conversas sobre autoconhecimento e uma série de ações com todo o seu ecossistema, desde colaboradores, bares, restaurantes e parceiros até o público em geral para conscientização sobre o consumo moderado.

E que tal saber como está seu consumo de álcool?

Para auxiliar o consumidor na busca pelo equilíbrio, tanto na quantidade quanto na forma de beber, a companhia lança neste ano, de forma inédita, o canal 0800 Disque Responsa.

Durante todo o dia 17 de setembro (24h), qualquer pessoa maior de 18 anos poderá ligar para o telefone 0800 033 0305, de forma completamente gratuita, e contar com atendimento especializado realizado por profissionais de saúde que indicarão níveis de consumo com base em um questionário.

Os resultados obtidos com a análise deste questionário indicarão os níveis de consumo de cada pessoa e todo este processo será realizado durante a ligação e de forma confidencial.

Caso a pessoa apresente risco elevado no consumo, a Ambev direcionará o consumidor para uma teleconsulta especializada, na plataforma ZenKlub, onde será feita uma análise individual mais profunda e detalhada da situação.

O serviço será totalmente gratuito para os participantes.

Esse protocolo foi testado em cooperação com o Governo do Distrito Federal desde 2016, por meio do Programa Brasilia Vida Segura.

O AUDIT e SBI, como os questionários são conhecidos por especialistas, eram aplicados por agentes de saúde da família de forma presencial e, durante a pandemia, por teleatendimento.

Mais de 20 mil pessoas foram atendidas na capital federal em cooperação com a Secretaria de Saúde. Agora, a Ambev, amparada por especialistas, direciona este serviço diretamente aos seus consumidores.

“O Dia de Responsa é uma tradição para a Ambev e uma das datas mais aguardadas do nosso calendário. Há mais de 20 anos, promovemos ações que estimulam o consumo responsável porque entendemos que é um tema fundamental para todo o nosso ecossistema. Todo os nossos funcionários estão engajados neste propósito, mas consideramos que é necessário ir além dos muros”, afirma Carla Crippa, Vice-Presidente de Relações com a Sociedade da Ambev Brasil.

“O nosso objetivo é que as pessoas tenham seus momentos de celebração, mas com moderação. Para isso, o autoconhecimento é palavra-chave. Este é o objetivo do lançamento do 0800 Disque Responsa, fazer com que a pessoa se conheça e tenha o apoio de um profissional para fazer isso”, conclui Carla.

Outras ações do #DiaDeResponsa2021

Além do Disque Responsa, a Ambev oferecerá um curso de formação em serviço responsável para bares e restaurantes em formato 100% digital, via plataforma BEES, e 100% gratuito. Os quatro módulos têm duração total de 30 minutos.

Para os consumidores, a companhia ativará suas plataformas digitais, como o Zé Delivery, entre outros canais, com a campanha #DiaDeResponsa 2021, promovendo a Moderação.

Jornada para o consumo consciente

Há 20 anos a Ambev trabalha para a promoção do consumo consciente, engajando todo o seu ecossistema neste propósito.

Entre 2009 e 2015, a companhia realizou parceria com órgãos públicos, ONG’s, bares e restaurantes para o combate do consumo de bebidas alcóolicas por menores de 18 anos.

Projetos foram realizados gerando a conscientização da população, além do aumento nas restrições dificultando o acesso às bebidas por esta faixa etária.

A partir de 2013, a Ambev em parceria com órgãos públicos e privados trabalharam intensamente para a prevenção de acidentes de trânsito ligados à alcoolemia.

Somente no Distrito Federal, o projeto alcançou redução de 61% dos acidentes de trânsito.

Em São Paulo, a parceria com o Governo do Estado possibilitou a criação do projeto Infosiga. E, conectando órgãos do sistema de trânsito de todo o Brasil, a parceria com o Ministério de Infraestrutura resultou na criação da plataforma RENAEST, que unificará dados de trânsito de todo o país.

Em 2020, a Ambev lançou o compromisso público de impactar 2,5 milhões de consumidores na redução do consumo abusivo até 2022 e lançou a plataforma da moderação. Até agora, mais de 1 milhão de pessoas foram impactadas.

Para facilitar a mudança de comportamento, as prioridades são promover o autoconhecimento e conscientizar aqueles que podem beber (maiores de 18 anos e que não irão dirigir ou estão em situação de risco médico) sobre o que é a moderação, por meio de ferramentas que ajudem nessa jornada de equilíbrio, que envolve quatro conceitos principais:

• Saúde em Primeiro Lugar: consumidores saudáveis podem brindar de forma moderada durante toda a vida. A pauta de moderação não é sobre valores de comportamento.

• Álcool não deve ser usado como válvula de escape de momentos ruins: deve ser associado à celebração e bons momentos.

• Autoconhecimento é liberdade: Entender como seu corpo reage ao que (e quanto) é o caminho para fazer escolhas de modo autêntico.

• Beber deve ser um prazer: além do porquê do consumo, devemos incentivar o modo de consumo. Beber devagar, saboreando a bebida torna momentos inesquecíveis.

Sair da versão mobile