Natal de 2021 é de recuperação das vendas no comércio do Brás

natal-recuperaçao-venda

O Natal de 2021 está sendo de recuperação para os lojistas do Brás, na cidade de São Paulo, depois de um final de 2020 ainda muito afetado pela pandemia, que causou danos em todo o País, e o maior polo comercial brasileiro recebe clientes do Brasil inteiro.

A expectativa é de que o movimento cresça ainda mais nos próximos dias, com o pagamento da primeira parcela do 13º salário. A Federação dos Lojistas e Atacadistas do Brás (Fevabrás) estima alta de até 15% nas vendas natalinas, em relação ao mesmo período do ano passado.

“Os varejistas estão ávidos para, finalmente, recuperar o movimento pré-pandemia. E o Brás, por conta de seus preços competitivos, é o local ideal para quem vai renovar o estoque da loja, de olho no público que recebeu o 13º”, afirma Gustavo Dedivitis, presidente da Fevabrás”, entidade que representa 20 associações e 10 mil lojistas.

O dirigente ressalta que, no momento em que a renda média da população brasileira está afetada pela inflação e o desemprego, os lojistas têm que buscar produtos de qualidade, mas com preços competitivos, para manter a clientela. “Encontramos no Brás um cenário de moda extremamente dinâmico, mas que sabe trabalhar com custos enxutos, sob medida para estes tempos em que economizar é fundamental.

Não é por acaso que recebemos gente de todas as regiões, em busca de nossos produtos. E neste Natal, o fenômeno não será diferente e vai até se acentuar”, pontua Dedivitis.

Embora a maioria das lojas do Brás não costume fazer promoções específicas para a Black Friday (que aconteceu em 26 de novembro), grande parte dos seus clientes é de varejistas que compraram para aproveitar a data, já ajudando a aquecer o comércio local.

O número de pessoas que frequentam diariamente o Brás nos meses normais é de 400 mil, subindo para 800 mil nesta época próxima das festas de final de ano.

O número de ônibus com excursões de compradores também chega a dobrar, passando de 300 por dia, na média, para 600.

Promoções

Para movimentar o comércio da regão, a Fevrabrás promoverá nas ruas do bairro em 6/12 (segunda-feira) um “Flash Mob”, a partir das 6 horas. No dia 7/12 (terça-feira), acontecerá uma “Performance com Personagens de Natal” , a partir das 8 horas.

Para atender esse público, alguns shoppings do Brás estão trabalhando, desde novembro, com horário ampliado: de segunda a sexta-feira, da meia noite até 16 horas, duas horas a mais do que o habitual. Aos sábados, alguns shoppings também ampliaram o horário e começaram a abrir a meia-noite e vão até às 14 horas.

Os novos horários vão até a época de Natal. Nos dias 12 e 19 de novembro, excepcionalmente, os shoppings dos Brás vão abrir aos domingos, das 6 às 14 horas.

Investimentos

Os planos da Fevabrás para o ano novo são ambiciosos. Comandará a construção de um calçadão na Rua Tiers, cujas obras devem começar em abril de 2022 e ficar prontas até o Natal.

O empreendimento será bancado por comerciantes filiados à Fevabrás. O espaço irá estender-se por cinco quarteirões, entre as ruas João Teodoro e Conselheiro Dantas.

O calçadão será exclusivo para pedestres, com paisagismo e cobertura para proteger as pessoas do sol e da chuva. “É um projeto de requalificação para o bairro, que proporcionará mais conforto e segurança ao comércio e aos clientes”, ressalta Dedivitis.

A Prefeitura de São Paulo assinou em agosto último um termo de cooperação com a Fevabrás para a realização da obra.

A definição acerca da ocupação do espaço público será de responsabilidade total da autoridade municipal. “É uma iniciativa importante dos comerciantes de ajuda à cidade”, disse, na ocasião, o prefeito Ricardo Nunes.

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) coordenou o projeto e fez análise do impacto urbanístico da obra. Com a assinatura do termo, a Subprefeitura da Mooca é a responsável pelo acompanhamento da construção.

Sair da versão mobile