Multilaser investe até R$ 20 milhões no 1o fundo dedicado a GovTechs

Multilaser-investe-govtech

A Multilaser, um dos maiores players do segmento de eletrônicos e de suprimentos de informática nacional, anuncia uma nova frente de atuação.

Não se trata de mais um novo produto tecnológico para uso doméstico ou no trabalho, mas serviços de interesse público.

A companhia é a primeira investidora estratégica do Fundo Govtech, criado pela KPTL e a Cedro Capital, duas das principais gestoras de Venture Capital do País.

É o primeiro fundo do tipo na América Latina e um dos primeiros no mundo dedicado a atrair exclusivamente GovTechs – como são chamadas as empresas que resolvem dores do setor público com soluções de base tecnológica – e está captando desde março.

Nascido sob a bandeira da inovação, agora tem a Multilaser como parceira neste pioneirismo.

Fundada há 30 anos, a inovadora companhia fez um acordo de investimento de até R$ 20 milhões, sendo R$ 10 milhões de compromisso inicial e uma carta de intenção de mais R$ 10 milhões. Entretanto, a Multilaser se diferencia ao entrar como um investidor estratégico.

O economista Adriano Pitoli, Head do fundo, explica quais os ganhos para esses investidores. “Não é um investidor passivo, ele quer estar próximo do processo de seleção e aceleração das empresas e o fundo também tem muito a ganhar com o conhecimento de mercado desses investidores”, explica Pitoli.

O Fundo GovTech atua em 10 verticais de serviços públicos – Saúde; Educação; Segurança; Habitação e Urbanismo; Infraestrutura e Mobilidade; Saneamento, Meio Ambiente e Defesa Civil; Smart Cities; Legal e Regulatório; Cidadania e Gestão Pública – e os investidores estratégicos podem não apenas investir nessas GovTechs via fundo, mas acompanhar de perto a sua expansão, principalmente das que atuam dentro da sua área de interesse.

“A Multilaser é um caso interessante pois tem interesse estratégico em várias das verticais do fundo, incluindo smart cities e segurança, mas elegeu a vertical de Educação para ser o sponsor dentro do Fundo GovTech, o que faz sentido pois é uma vertical em que o Brasil ainda precisa evoluir muito e a tecnologia tem um papel-chave nessa missão”, detalha Adriano Pitoli.

Investidor Estratégico

Renato Ramalho, CEO da KPTL, explica que é importante ter um investidor que aporte um know-how específico em determinada vertical.

“Uma startup olha de forma diferente para um fundo ao entender quem são os investidores”, conta Ramalho. Além disso, explica o ‘fator multiplicador’ para o investidor estratégico.

“Ele não tem o benefício limitado ao tamanho do cheque dele, mas ao tamanho do fundo. A Multilaser investe até R$ 20 milhões, mas passa a dispor de R$ 200 milhões de investimentos no seu radar, pois consegue se aproximar de um gama selecionada de jovens e promissoras companhias. É como uma lente olho de peixe, que amplifica o radar”, completa Ramalho.

O foco do Fundo GovTech é continuar gerando uma captação expressiva a partir dos mecanismos de incentivo da Nova Lei de Informática. Com a nova lei, as empresas do setor podem alocar cerca de metade do total de recursos que são obrigadas a investir em PD & I em FIPs (Fundos de Investimento em Participações) de empresas de base tecnológica.

Segundo Adriano Pitoli, é preciso divulgar melhor as vantagens desse mecanismo de incentivo. “Esse é um antigo pleito de todo o ecossistema de tecnologia do País e que nos aproxima das melhores práticas de incentivos à inovação que vemos nos países desenvolvidos”.

“Vemos uma certa inércia das empresas do setor para direcionarem parte dos seus programas de pesquisa, desenvolvimento e inovação na direção desses mecanismos mais modernos, mas esse caminho é inexorável”. O fundo GovTech é o terceiro dedicado a empresas de base tecnológica no qual a Multilaser está investindo.

Um momento singular para a Multilaser

A Multilaser vive um ano especial. Avaliada em pouco mais de R ﹩9 bilhões, a empresa realizou no fim de julho sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) e agora é listada em bolsa, após uma captação de R﹩ 1,9 bilhão na B3.

Apoiada na força de seus mais de 3 mil colaboradores, a companhia agora investe em sua expansão no varejo internacional, com os olhares voltados para a América Latina, Europa e África.

Para Alexandre Ostrowiecki, CEO da Multilaser, o momento é de investimentos diversificados.

“Mantemos um olhar atento para oportunidades de investimento em fundos que acreditam em startups, especialmente aquelas que possam tornar a vida das pessoas melhor. Além de estimular o empreendedorismo digital, queremos ajudar a sociedade, apoiando soluções que possam ajudar o setor público a evoluir, principalmente na área de educação”, afirma Ostrowiecki.

Com um portfólio de mais de 5.000 produtos de alta qualidade e fáceis de usar, a companhia está sempre atenta às tendências mundiais e às necessidades e desejos específicos do consumidor brasileiro. Além de smartphones, notebooks e tablets, também fabrica eletroportáteis, smartwatches e drones.

A lista de produtos inclui também itens de saúde e bem estar, beleza e perfumaria, bem como brinquedos e artigos para bebês. Patinetes, bikes e skates também fazem parte da farta gama de produtos.

Sobre a KPTL

A KPTL é uma gestora de Venture Capital com quase 60 empresas investidas e que acredita em iniciativas sólidas de inovação e tecnologia nos mais variados segmentos.

Entre seus setores de atuação, estão o Agronegócio, Saúde, Financeiro, Energia, Ciências da Vida, IoT, entre outros. Sediada em São Paulo, a empresa tem time próprio nos principais centros de inovação do Brasil e segue em busca de startups com consistência e grande potencial de crescimento.

Sobre a Multilaser

Com uma trajetória de mais de 30 anos no mercado, a Multilaser é um dos maiores players do segmento de eletrônicos e de suprimentos de informática nacional. A empresa possui um moderno complexo industrial na cidade de Extrema (MG), além de uma fábrica na Zona Franca de Manaus e um laboratório de engenharia na China.

Atualmente conta com mais de 3 mil funcionários. São mais de 5 mil produtos em um rico portfólio de computadores a smartphones, celulares a churrasqueiras elétricas; de skates e brinquedos a drones e produtos para saúde, beleza e gourmet.

A gama de produtos hoje é distribuída entre as 20 marcas que compõem seu guarda-chuva e são distribuídas em mais de 40 mil pontos de venda espalhados por todo o país.

Sair da versão mobile