Moto turismo em alta: viagens em grupo atraí motociclistas de diferentes estados

Último evento de moto turismo realizado pela Riders Experience

Viajar quase dois mil quilômetros pode ser bastante para alguns. Mas, para os motociclistas, é uma da distância perfeita para se aventurar sobre duas rodas.

A paixão pelo motociclismo vem desde o século passado evoluindo até hoje entre quem tem espírito de aventura, liberdade e expressão. De lá pra cá, muita coisa mudou: as motos, os destinos a se descobrir e o modo de viajar.

Os motociclistas estavam, por exemplo, acostumados a enfrentar viagens solitárias. No entanto, com o moto turismo em alta, esse verdadeiro “clã” descobriu uma nova forma de viajar e tem se unido, cada vez mais, para se juntar e se aventurar em grupos, com diferentes idades, perfis, profissões, mas que partilham da mesma paixão por esse tipo de viagem.

E é justamente em cima deste movimento (novo formato de viagem) que surge a  Riders Moto Experience, empresa especializada em moto turismo que, há sete anos, proporciona as melhores  experiências em viagem de motocicleta em grupo . “Somos apaixonados por moto e por viajar. Já fazíamos essas viagens por hobbie. Esse foi o grande estopim para que a empresa existisse e isso virou um negócio”, explica Ronald , sócio proprietário da Riders.

Ele também conta porquê houve um aumento na demanda no setor de moto turismo. “Com a evolução das estradas, dos equipamentos para motociclistas, da infraestrutura hoteleira nos lugares mais inóspitos, mais pessoas ficaram interessadas nesse tipo de viagem, explica o sócio. Outro fator é a evolução das motos como as Big Trail, ideais para viagens em qualquer tipo de terreno, que tem também melhorado cada vez mais no quesito tecnologia e conforto.

Hoje os roteiros oferecidos pela empresa são a pautadas em experiência completa e diferenciada no mercado – eles oferecem a hospedagem, as atrações turísticas durante a viagem e inclusive as motos que serão usadas no roteiro. “A gente brinca que viajar com a Riders é viajar de primeira classe no universo das motos, por conta da infraestrutura e dos lugares que oferecemos, proporcionamos assim uma experiência de aventura, mas com conforto”, ressalta.

Rally dos Sertões

A empresa também foi homologada esse ano para realizar excursões durante o Rally dos Sertões, uma famosa competição brasileira de rali em estradas inusitadas pelo Brasil. “Esse viajante atrela a aventura e o conforto, conhecendo eventos como esse sem riscos e com a responsabilidade de voltar bem à sua rotina”, explica Ronald.

Outra experiência nesse tipo de negócio é o aluguel das motos para aquelas pessoas que amam pilotar mas ainda estão em dúvida de compra ou ainda não podem investir em uma moto.

Segundo a Riders, “a locação funciona como um estímulo para a pessoa experimentar e vivenciar essa experiência com a moto, ajudando ela no processo de tomada de decisão de compra”.

Pé na estrada

Para aumentar a expertise em viagens dos motociclistas, a empresa monta um calendário de moto turismo, que contempla os roteiros mais desejados no check list dos motoqueiros.

No Brasil, os destinos vão desde as serras gaúchas e catarinenses, entre elas a Serra do Rio do Rastro, Serra da Canastra, Brotas e pontos turísticos como Foz do Iguaçu, até o nordeste, como Chapada da Diamantina, na Bahia e Pantanal, no Centro-Oeste.

Os destinos internacionais contemplam lugares como o Deserto da Atacama e Machu Picchu, considerado como um dos destinos mais icônicos buscado para viagens de moto.

Outro fator que o moto turismo proporciona é o compartilhamento dessa experiência. Cada vez mais pessoas viajam na “garupa”- carona na moto sem pilotar – para pessoas que ainda não pilotam mas querem viajar com os grupos. Um dos motivos dessa alta procura, segundo a Riders, é porque “hoje as motos são mais confortáveis e agora os pilotos agregam no roteiro seus amigos e familiares”.

Estrutura da viagem

Para uma experiência inesquecível, confortável e com segurança, as motos indicadas para estes roteiros são as Big Trails, de alta cilindrada, pois são versáteis e conseguem passar em qualquer lugar como estradas de chão, conhecidas, nesse caso, como “off road” e no asfalto, denominadas como “on road”. Por conta da sua alta tecnologia agregada, elas também proporcionam o conforto para o “garupa” e são preparadas para rodar de 600 a 800 km por dia.

Outro fator no quesito segurança é durante a viagem: os grupos da Riders contam com motoqueiros mecânicos que acompanham o grupo e uma van de apoio que viaja junto, onde os clientes podem guardar sua bagagem e alimentos. A van também transporta uma moto reserva e equipamentos caso haja algum imprevisto na estrada, evitando assim prejudicar o andamento da viagem. Além disso, os acompanhantes podem viajar nessa van quando se sentirem cansados ou precisar.

A infraestrutura dos pontos visitados também é mais um diferencial desse grupo. “O nível de hospedagem são de um nível superior. São desde pousadas com conforto, charmosas, em lugares inóspitos, hotéis sofisticados e até mesmo chalés, com banheira e lareira”, comenta Ronald.

Última viagem

Cinco dias e 2.300 Km: esse foi a distância percorrida na última viagem da Riders.

O grupo eclético formado por amigos e familiares (como pai e filha e casais), de diferentes estados, viajou em dez motos até as serras catarinenses. O ponto de encontro foi em São Paulo, às 6h – afinal, motociclista adora “pegar a estrada” cedo. Após a integração entre os viajantes e  com o lema “ ninguém fica pra trás”, o grupo seguiu viagem sentido Curitiba, onde desceram a primeira serra: a Estrada da Graciosa, uma das serra mais icônicas do Paraná. Depois, pernoitaram em Garuva, a primeira cidade de Santa Catarina.

No outro dia, foi a vez de partir para Urubici. “Vimos o Vale Europeu, um lugar bacana em Santa Catarina. Também fizemos outros pontos muito legais pelos motociclistas como a Serra do Rio do Rastro que possui mais de 280 curvas. A gente brinca que lá é a Disney dos motociclistas”, brinca Ronald. O roteiro também contemplou visitas a Serra do Corvo Branco, que abriga entre as serras um grande canal de vento, onde o grupo aproveitou para confraternizar e tirar fotos.

E teve espaço também para uma boa gastronomia: eles experimentaram a costela de fogo no chão, típica na região sul do Brasil, e uma noite também especial de vinho, queijos e música regional. “O grupo é sempre acompanhado de muito requinte, conversa e amizade. São entregas que costumamos oferecer durante as nossas viagens.” No retorno à São Paulo, o grupo passou pela bela Serra da Macaca.

Confira as fotos da última viagem

moto-tursimo-riders-6

Sobre a Riders

A Riders Moto Experience oferece viagens nacionais e internacionais com a moto inclusa em seus pacotes. Uma facilidade para quem está sem moto, pensando em trocar ou interessado em vivenciar uma aventura inesquecível! São experiências como: Alugue & Pilote (tour de um dia guiado), Bate & Fica (viagens de três dias), Expedições Riders (viagens até 10 dias) e o Moto Rally Turismo (uma nova categoria que nasceu fruto da parceria entre a Riders e o Rally dos Sertões. Para saber mais, visite o site e conheça os destinos ofertados pela empresa.

 

Sair da versão mobile