Neoenergia (NEOE3) transfere ativo de transmissão à Warrington

Neoenergia (NEOE3) transfere ativo de transmissão à Warrington Neoenergia NEOE3 transfere ativo de transmissao a Warrington

Linhas de transmissão de energia (Foto: Cesar Olmedo/Reuters)

A Neoenergia (NEOE3) firmou um acordo com o Unique Power, fundo integralmente controlado pela Warrington Investment, para a venda de 50% de novas ações a serem emitidas pela Neoenergia Transmissão. Essa ação faz parte de um aumento de capital relacionado à transferência da totalidade da participação da empresa na Neoenergia Itabapoana Transmissão de Energia, avaliada em R$ 127,5 milhões com data base em 30 de setembro de 2024, sujeita a ajustes até o fechamento do acordo.

Com a conclusão do contrato, o Unique Power se integrará ao acordo de acionistas estabelecido entre a Neoenergia e a Warrington. A soma das participações dos dois no capital da Neoenergia Transmissão alcançará 50%, mantendo a empresa como co-controlada por essas entidades.

Em termos financeiros, a dívida líquida da Itabapoana, que soma R$ 577 milhões com data base em 30 de dezembro de 2024, já foi desvinculada, uma vez que a Itabapoana foi classificada como ativo não circulante mantido para venda nas demonstrações financeiras datadas de 31 de dezembro de 2024.

Esta transação representa a primeira ação após a assinatura do Acordo de Desenvolvimento (Framework Investment Agreement – FIA) entre a Neoenergia e a Warrington, ocorrida em 25 de abril de 2023. O acordo proporciona à Warrington o direito de primeira oferta para adquirir 50% de participação em demais ativos de transmissão da Neoenergia que estejam em construção ou operação.

A finalização do acordo está condicionada às aprovações usuais, incluindo a do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e de outros órgãos reguladores.

Sair da versão mobile