O Ibovespa Futuro apresenta leve alta nos primeiros negócios desta quinta-feira, 24 de outubro, com os investidores atentos a declarações de diretores do Banco Central e a uma série de resultados financeiros, incluindo os da mineradora Vale (VALE3). Às 09h08 (horário de Brasília), o índice futuro com vencimento em junho registrava um ganho de 0,22%, alcançando 135.295 pontos.
Na manhã de hoje, os diretores Renato Gomes, responsável pela Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, e Gilneu Vivan, da área de Regulação, apresentarão uma coletiva de imprensa às 10h, onde divulgarão as prioridades regulatórias do Banco Central para 2025 e 2026. Posteriormente, os diretores Diogo Guillen, de Política Econômica, e Paulo Picchetti, de Assuntos Internacionais, participarão de eventos em Washington, no contexto das reuniões de primavera do Banco Mundial e do FMI.
No que diz respeito aos balanços corporativos, os investidores estão avaliando os resultados de Usiminas (USIM5), divulgados antes da abertura do mercado, além dos relatórios da Vale e da Multiplan (MULT3), que serão publicados após o fechamento da bolsa.
Internacionalmente, o mercado permanece atento aos planos tarifários promovidos pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tem gerado incertezas. O secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, comentou que Trump não planeja remover as tarifas impostas à China de maneira unilateral, ressaltando que um reequilíbrio comercial completo pode levar de dois a três anos. Por sua vez, a China indicou que todas as tarifas devem ser revogadas para que se avance nas relações comerciais entre os dois países.
No mercado norte-americano, o Dow Jones Futuro opera com baixa de 0,54%, enquanto o S&P 500 registra desvalorização de 0,28%, e o Nasdaq Futuro cai 0,21%.
Dados sobre a moeda e mercado externo
O dólar à vista está em queda de 0,52%, cotado a R$ 5,688 na compra e R$ 5,689 na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro com primeiro vencimento também caiu 0,42%, atingindo 5.686 pontos.
Na Ásia-Pacífico, os mercados encerraram o dia com desempenho misto, seguindo as altas de Wall Street, impulsionadas por sinais de possíveis avanços nas negociações entre EUA e China.
Os preços do petróleo estão em alta, após uma queda de quase 2% na sessão anterior. Os investidores estão avaliando um possível aumento na produção da OPEP+ diante das incertezas relacionadas às tarifas da Casa Branca e às negociações nucleares entre EUA e Irã.
Por outro lado, as cotações do minério de ferro na China fecharam em baixa, interrompendo uma recuperação que durou três dias, impulsionada por expectativas de uma oferta mais robusta.