Para cuidar de um negócio é preciso entender como seu universo funciona. Decerto, existem vários processos e questões burocráticas para cumprir antes de abrir uma empresa. Uma delas é a margem de lucro: conceito essencial para quem vai começar a empreender.
Afinal, esse indicador permite acompanhar a saúde financeira da sua empresa e analisar a lucratividade do negócio. E, certamente, é uma etapa essencial para otimizar as vendas e garantir o sucesso de qualquer empreendimento.
O que é margem de lucro?
A margem de lucro indica quanto dinheiro você está ganhando com a venda de produtos ou serviços. Ela é sempre expressa em porcentagem e representa a relação entre o lucro e a receita total. Em outras palavras, demonstra a saúde financeira geral do seu negócio.
Sem dúvida, é um importante norteador para a precificação dos produtos que serão comercializados. Além disso, ajuda o empreendedor a tomar melhores decisões, com base em números que constroem um panorama realista do negócio.
O que é lucro?
Lucro é o resultado financeiro positivo de uma empresa. Ou seja, ele representa todo o dinheiro que sobra em caixa, depois de descontada da receita todos os custos para manter o negócio em pé.
Vale lembrar que a receita é a soma de todos os valores obtidos com a venda de produtos e serviços da empresa.
Como calcular a margem de lucro?
Para calcular a margem de lucro, é preciso dividir o lucro da empresa pela receita total e multiplicar o resultado por 100. A receita é obtida pela soma do valor total recebido pela empresa nas vendas de produtos ou serviços.
É possível calcular sua margem de lucro total ou separada por produto. Quando você escolhe a segunda opção e faz o cálculo da margem individual, consegue identificar quais produtos ou serviços geram maiores lucros dentro da empresa.
Também é possível descobrir em quais deles vale a pena ou não investir mais, refinando sua estratégia de vendas, por exemplo.
Então, se uma empresa teve um faturamento mensal de R$20 mil e os custos totais nesse mesmo período foram de R$5 mil, a margem de lucro será de R$15 mil – ou 75%. Para entender melhor, veja abaixo a explicação detalhada por meio de um exemplo:
- Receita total: R$20 mil
- Custos totais: R$5 mil
- Lucro: R$20 mil – R$5 mil = R$15 mil
Margem de lucro: R$15 mil ÷ R$20 mil = 0,75 x 100 = 75%
A primeira pergunta que qualquer banco ou investidor fará antes de decidir colocar ou não dinheiro no seu negócio é sobre a margem de lucro.
Qual seria uma boa margem de lucro?
Certamente para descobrir isso é preciso avaliar alguns fatores. São eles, por exemplo, o segmento de atuação, o porte da empresa, o tamanho do mercado, a demanda e os preços dos produtos ou serviços oferecidos.
A melhor forma de otimizar a sua margem de lucro é acompanhando a evolução dela mês a mês. Dessa forma, é possível criar sua própria inteligência de análise desses dados, com o passar do tempo.
Ou seja, você pode começar a identificar alguns padrões sazonais, como, por exemplo, os meses em que a sua receita costuma ser maior ou os meses em que há reajuste no custo da matéria-prima.
Como calcular porcentagem de lucro?
A porcentagem de lucro é equivalente à margem de lucro, sendo apenas um nome diferente para ela. Portanto, seu cálculo é feito da mesma forma que o da margem de lucro.
Qual a diferença entre margem bruta e margem líquida?
A diferença entre margem bruta e margem líquida está em quais custos são considerados para calcular a margem.
Enquanto a margem bruta considera apenas os custos relacionados ao produto, a margem líquida inclui também os demais custos da empresa. Ou seja: salários, impostos e despesas administrativas para o negócio se manter funcionando.
Os custos relacionados ao produto são os chamados custos variáveis, já que oscilam de acordo com o ritmo de produção da empresa. Quanto maior a produção e maiores as vendas, maiores os custos variáveis. E vice-versa.
Já as despesas necessárias para manter o negócio funcionando são chamadas de custos fixos. Independente de estar ou não entrando dinheiro na empresa com as vendas, ela vai precisar pagar seus custos fixos.
Enquanto a margem bruta representa a lucratividade das vendas, a margem líquida representa a lucratividade do negócio como um todo. Outro ponto é que a margem bruta é uma ferramenta de suporte para a precificação dos produtos. Por outro lado, a margem líquida é um recurso para acompanhar a saúde financeira da sua empresa.
Outra diferença está no cálculo delas: a margem bruta é calculada a partir do lucro bruto, enquanto a margem líquida é calculada a partir do lucro líquido.
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