Levantamento aponta estratégias de marketing para alavancar as vendas de fim de ano

Pesquisa realizada pela Uncover indica que estratégias de awareness ganham fôlego na última semana do ano

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As estratégias de marketing voltadas para o topo de funil e funil completo são mais eficazes para alavancar as vendas no período de fim de ano. O resultado tem como base um estudo da Uncover, plataforma referência de Marketing Mix Modeling, que apontou que clientes que investem 65% em topo de funil alcançam um Retorno Sobre o Investimento em Publicidade (ROAS) de R$ 2,9 – um aumento de 61% em relação a novembro.

A análise oferece insights para varejistas e marcas que buscam otimizar suas campanhas e maximizar o ROAS. Os dados foram coletados com base nos números de 2023.

Segundo a Uncover, marcas que investem 99% entre topo e fim do funil obtêm um ROAS notável de R$ 7,9 (aumento de 55% em relação a novembro). Os clientes que adotam uma abordagem de funil completo demonstram uma incrementalidade superior a 10 pontos percentuais em comparação com outras estratégias. 

A pesquisa revela ainda a importância de manter uma abordagem equilibrada no funil de vendas. Enquanto muitas marcas tendem a focar exclusivamente em conversão durante as vendas sazonais, a análise aponta que uma estratégia de funil completo gera benefícios mais sustentáveis e um impacto mais consistente a longo prazo. 

“Nossos dados mostram que as empresas que distribuem seu investimento por todo o funil, ou ao menos entre topo e fundo, aumentam significativamente sua contribuição geral de mídia”, afirma Daniel Guinezi, CEO da Uncover. “Isso não apenas torna o impacto das campanhas mais consistente, mas também gera um retorno sustentável a longo prazo.”

Mudança de prioridades pós-Black Friday

O estudo também fala sobre as mudanças estratégicas que as marcas adotam após a Black Friday. Em dezembro, o foco migra de awareness para conversão, com aproximadamente 60% do investimento direcionado para resultados imediatos.

“Esta nova priorização, com ênfase em conversão, impulsiona a eficiência do ROAS quando comparado com novembro”, destaca Guinezi. “No entanto, é importante notar que na última semana do ano, há uma recuperação do share para awareness, ampliando a estratégia de engajamento.”

Para marcas que buscam maximizar seus resultados, a Uncover recomenda as seguintes mídias:

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