Lenovo apresenta primeiro trimestre recorde

Imagem: Reprodução

O Lenovo Group (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) anunciou resultados recorde no primeiro trimestre para o Grupo. As oportunidades criadas pela digitalização acelerada, transformação inteligente e atualizações de TI nos dispositivos, infraestrutura e aplicações em todo o mundo continuam a impulsionar o aumento na lucratividade sustentável e de longo prazo do Grupo.

Aproveitando essas oportunidades, o desempenho da Lenovo apresentou uma melhoria significativa na lucratividade ano a ano, e o lucro antes do imposto de renda quase dobrou para US﹩ 650 milhões (+96%), e o lucro líquido também mais que dobrou (+119%), enquanto a margem de lucro líquida atingiu 2,8%, a maior em muitos anos. A receita do Grupo para o primeiro trimestre continuou com hipercrescimento para US$ 16,9 bilhões, um aumento de 27% ano a ano.

Para o futuro, a empresa enxerga oportunidades continuadas de crescimento sustentável e aumento na lucratividade nos negócios, em áreas como soluções verticais, soluções de infraestrutura, PCs premium e outros dispositivos além dos PCs, como tablets, smartphones, computação integrada e outros dispositivos inteligentes. Adicionalmente, a inovação continuará ajudando a gerar um crescimento sustentável e lucrativo.

No primeiro trimestre, a Lenovo aumentou os gastos com P&D em 40% ano a ano, e ao longo dos próximos três anos investirá mais em inovações, dobrando seus investimentos em P&D.

Esse trimestre, pela primeira vez a empresa divulga os resultados sob a nova estrutura de negócios do grupo anunciad a no início do ano: Grupo de Soluções e Serviços (SSG), Grupo de Soluções em Infraestrutura (ISG), e Grupo de Dispositivos Inteligentes (IDG)

lucro-lenovo

“A acelerada transformação digital e inteligente gerou importantes oportunidades no mercado global, que a Lenovo está aproveitando com sucesso enquanto nos transformamos de uma empresa de dispositivos em uma provedora de serviços e soluções. A prova está no nosso desempenho – apenas neste trimestre dobramos a lucratividade ano a ano e a margem de lucro líquido atingiu o nível mais alto em muitos anos”, declarou Yuanqing Yang, Chairman e CEO da Lenovo. “Para o futuro, continuaremos a aumentar os investimentos em P&D, com o objetivo de dobrá-los ao longo dos próximos três anos; vamos aprimorar ainda mais a nossa excelência operacional; e manteremos o compromisso com a inovação verde e cidadania corporativa para aumentarmos a nossa lucratividade sustentável no longo prazo”. Afirma Yuanqing Yang. Chairman e CEO .

Grupo de Soluções e Serviços (SSG): gerando maior lucratividade para o Grupo nos setores de rápido crescimento

O setor está se transformando, pois os clientes precisam de serviços de TI mais sofisticados e geram enormes oportunidades para as soluções e serviços gerenciados, inclusive o modelo por assinatura as-a-Service. De acordo com as estimativas, o mercado de serviços em TI valerá mais de US﹩ 1 trilhão até 2025.

Desempenho no 1º TRI:

• Crescimento significativo na receita no 1º TRI (38% ano a ano para US﹩ 1,18 bilhão) em três segmentos chave de SSG (serviços de suporte, serviços gerenciados/as-a-Service, soluções verticais) com uma margem operacional de 22%, bem acima dos negócios tradicionais de hardware.

• A lucratividade dos serviços de suporte aumentou quase três pontos ano a ano; a receita de serviços gerenciados/as-a-Service atingiu um crescimento de duplo dígito ano a ano, e o valor dos contratos para soluções verticais atingiu um crescimento de triplo dígito ano a ano.

• Fomos bem sucedidos em vários negócios novos e relevantes de cidade inteligente e varejo inteligente, além de soluções de nuvem híbrida usando a PI da Lenovo.

Para o futuro:

• Com este cenário, a Lenovo aumentará a taxa de penetração nos serviços de suporte e aproveitará a crescente base de instalação de dispositivos, principalmente quando ocorrer a retomada do crescimento do setor comercial. Para as-a-Service, a empresa está investindo fortemente em recursos, plataformas e ferramentas, além de ganhar escala com o desenvolvimento de soluções verticais que podem ser repetidas usando a própria PI da Lenovo e através de parcerias estratégicas.

• As margens significativamente mais altas dos três principais segmentos para o SSG vão gerar maior lucratividade para o Grupo como um todo nos trimestres e anos vindouros.

Grupo de Soluções em Infraestrutura (ISG): acelerando a lucratividade e crescendo mais que o mercado trimestre após trimestre

A infraestrutura de TIC é a base para a transformação digital e inteligente e a previsão é que a infraestrutura de TIC representará um mercado de aproximadamente US﹩ 250 bilhões até 2025. Após investir na criação de uma base sólida, a Lenovo está bem posicionada como provedora completa de TIC.

Desempenho no 1º TRI:

• O ISG apresentou uma receita recorde de US﹩ 1,8 bilhão, superou o mercado por seis trimestres consecutivos, e conquistou os melhores resultados em cinco anos.

• Atualmente, é a nº 3 no mercado global de Servidores x86 e nº 2 em armazenamento convencional.

• Os negócios com margem mais alta – armazenamento, software e soluções de Nuvem Híbrida – continuam o sólido crescimento ano a ano, e as Soluções de Nuvem Híbrida têm crescimento de duplo dígito ano a ano.

Para o futuro:

• O Grupo continuará a investir no crescimento da empresa com uma visão de tornar-se o maior provedor de soluções de infraestrutura para data centers, aumentando os investimentos em computação edge, soluções de nuvem híbrida, e convergência entre as redes 5G e a nuvem. A empresa continuará a fortalecer os recursos de produção e o design interno, aprimorando o desempenho e expandindo as parcerias estratégicas para gerar mais soluções.

• Os investimentos em andamento na competitividade global do ISG aumentarão ainda mais a produtividade e a competitividade geral do grupo empresarial.

Grupo de Dispositivos Inteligentes (IDG): lucro recorde, crescimento adicional nos outros negócios além dos PCs

A pandemia modificou a forma das pessoas viverem e trabalharem, e os PCs retornaram ao centro da vida digital. O ciclo de atualização dos PCs encurtou, a taxa de penetração aumentou e a demanda total por PCs até pelo menos 2025 permanecerá pelo menos nos níveis atuais, com uma rápida recuperação na demanda comercial. Ao mesmo tempo, espera-se uma alta no mercado de IoT (internet das coisas) de 11% da CAGR até 2025. E novas oportunidades nos outros segmentos além dos PCs estão aumentando rapidamente.

Desempenho no 1º TRI:

• Primeiro trimestre recorde em lucro e receita. Lucro de US﹩ 1,1 bilhão, + 43% ano a ano e receita de US﹩ 14,7 bilhões, + 28% ano a ano, impulsionada por uma combinação entre o desempenho sólido em PCs e o crescente desempenho nos outros segmentos além dos PCs, atualmente responsáveis por 18% da receita total do IDG.

• O Preço de Venda Médio e a lucratividade mantêm a tendência de alta, graças aos investimentos contínuos nos segmentos de PCs premium e de alto crescimento como Games, Estações de Trabalho, Thin & Light (Finos e Leves).

• A Lenovo consolidou a sua 2ª posição no mercado global de tablets Android e o segmento de smartphones apresentou um crescimento acima de 60% na receita ano a ano – atualmente, é um negócio saudável e autossustentável, com margem operacional recorde para o trimestre de quase 5%.

Para o futuro:

• A Lenovo continuará a investir em dispositivos mais inteligentes, tecnologias de componentes e plataformas computacionais da próxima geração.

• A Lenovo aproveitará a sua grande base de clientes para promover vendas cruzadas de outros produtos além de PCs, e impulsionar o crescimento da lucratividade sustentável.

Destaques operacionais e investimentos para o futuro

• Aumento nas despesas com P&D no 1º TRI de 40% ano a ano, com o compromisso de dobrar os investimentos em P&D ao longo dos próximos três anos.

• Recentemente, a empresa subiu 65 posições, classificando-se em nº159 na lista da Fortune Global 500 – a sua mais alta colocação de todos os tempos

• A excelência operacional e a cadeia de suprimentos global do Grupo continuam as melhores da categoria, ajudando a empresa a enfrentar os atuais desafios globais no fornecimento de peças.

• O Grupo continua a focar em ESG, através das suas metas climáticas baseadas na ciência e da promoção da inovação verde; apoiando as comunidades e empresas necessitadas devido aos desafios da COVID, e empoderando comunidades sub-representadas com acesso à tecnologia e à educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) através da Lenovo Foundation . O relatório anual de ESG do Grupo será publicado em setembro de 2021. A Lenovo recentemente também foi nomeada uma das melhor es empresas para se trabalhar para a inclusão de pessoas com de ficiê n cia pelo Disability:IN 2021 equality index (DEI).

Sobre a Lenovo

A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) é uma empresa global da Fortune 500 avaliada em US﹩ 60 bilhões, que possui clientes em 180 mercados no mundo.

Com foco na ousada visão de entregar tecnologias mais inteligentes para todos, estamos desenvolvendo tecnologias capazes de mudar o mundo, que equipam (através de dispositivos e infraestrutura) e empoderam (através de soluções, serviços e software) milhões de clientes todos os dias e juntos criamos uma sociedade digital mais inclusiva, confiável e sustentável para todos, em todos os lugares.

Para saber mais, visite https://www.lenovo.com

Sair da versão mobile