Ibovespa: o que é e para que serve?

(Fonte: reprodução/Pexels)

(Fonte: reprodução/Pexels)

O termo “Ibovespa” é bastante comum nos noticiários de economia, mas mesmo assim ainda gera dúvidas na mente de muitas pessoas.

Esses indivíduos podem não saber o que é, para que serve e qual é a real importância e significado desse índice. 

Com o intuito de ajudar a esclarecer esse assunto, os próximos tópicos trazem respostas para as principais dúvidas acerca do Ibovespa. Vale a pena continuar lendo.

O que é o Ibovespa e para que ele serve?

O Ibovespa é o principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3. Ele basicamente reflete as oscilações do mercado de ações, fundos imobiliários e outros ativos de renda variável.

Representado pelo código IBOV, esse índice leva em consideração o desempenho de uma suposta carteira que contém algumas das principais ações listadas na bolsa.

Assim, é seguro dizer que quando nós vemos qualquer notícia que fale sobre o desempenho da Bolsa de Valores, as informações utilizadas são extraídas diretamente dos percentuais atingidos pelo Ibovespa.

Além disso, as oscilações do IBOV servem como indicador de investimento para grandes e pequenos investidores.

Quando o índice sobe, estimula novos investimentos, mas quando desce, pode desestimular novas inserções no mercado.

Quantas e quais ações compõem o Ibovespa?

A B3 já reúne mais de 400 empresas listadas. As 90 principais, ou seja, que têm a maior média de crescimento e estabilidade, compõem o Ibovespa.

Vale destacar que a composição do índice é reavaliada a cada quatro meses, o que pode ocasionar uma “dança das cadeiras” entre os ativos presentes no IBOV.

Também é importante pontuar que dentre as empresas componentes do Ibovespa existem instituições dos setores financeiro, de varejo, saúde, telecomunicações, petróleo, etc.

Destacam-se empresas como Petrobrás e Vale, por exemplo, que estão entre as maiores empresas do Brasil e do mundo em seus respectivos setores.

Qual a diferença entre Bovespa e B3? 

Como citamos anteriormente, o Ibovespa é um índice, enquanto a B3 é a própria Bolsa de Valores do Brasil.

Entretanto, a Bolsa de Valores pode ser chamada tanto de B3 quanto de Bovespa, sem o “i”. Ou seja, os termos “Bovespa” e “B3” se referem exatamente à mesma coisa.

Qual a diferença entre o Índice Bovespa e as ações da B3?

O Índice Bovespa, que é o Ibovespa, reúne os principais ativos de toda a Bolsa de Valores, indicando assim uma projeção do desempenho da B3.

Já as ações “avulsas” listadas na B3, são ativos isolados que podem ser acessados individualmente pelos investidores.

Como exemplo, as ações da Petrobrás e da Vale, que estão incluídas no Índice Bovespa, podem ser compradas separadamente por quem se interessar apenas por elas.

É válido relembrar que o IBOV reúne apenas 90, de mais de 400 ações listadas na Bolsa de Valores.

Leia mais:

Vender ações: veja esses 5 motivos

Swing Trade ou Day Trade: qual a diferença e qual escolher

Quanto rende 1 milhão na poupança? Veja outras opções rentáveis

Sair da versão mobile