Principal nome do ciclismo mountain bike do Brasil na atualidade, Henrique Avancini, atleta do Time Ajinomoto, tenta um resultado histórico para a modalidade na madrugada desta segunda-feira (26), a partir das 3h (horário de Brasília), quando buscará uma medalha nos Jogos de Tóquio na prova do cross country masculino, que será realizada no Izu MTB Course.
Avancini chega ao Japão na condição de um dos principais nomes da atualidade no ciclismo mountain bike. Atual número 11 do ranking da UCI (União Ciclística Internacional), o ciclista brasileiro ocupou o posto de líder da classificação no começo da temporada, muito em razão dos resultados alcançados em 2020.
Foi no ano passado que ele se tornou o primeiro brasileiro na história a vencer uma etapa da Copa do Mundo da modalidade, na República Tcheca.
Na atual temporada, o atleta do Time Ajinomoto disputou apenas duas etapas da Copa do Mundo, tendo como melhor resultado o 10º lugar em Albstadt (Alemanha).
Entre os principais rivais de Henrique Avancini nos Jogos de Tóquio estão os suíços Mathias Flueckiger e Nino Schurter (respectivamente 1º e 3º do ranking mundial) e o francês Victor Koretzky, segundo melhor do mundo.
Projeto Vitória
O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional.
Atualmente, 32 atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte relativo à nutrição e aos benefícios da ingestão de aminoácidos por esportistas de alto rendimento.
A Ajinomoto do Brasil
Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos.
A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios.
Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos.
O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,7 bilhões no ano fiscal de 2020. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 32 mil funcionários em todo o mundo.