Grupo Carrefour Brasil tem novo presidente

carrefour-dversidade-trans

Imagem: Reprodução

Stéphane Maquaire assume a presidência da segunda maior operação do Carrefour no mundo, sucedendo Noël Prioux.

A mudança ocorre em 1º de setembro. Nos próximos meses, Noël e Stéphane estarão juntos no processo de transição, com Noel como diretor executivo da América Latina até o final deste ano.

Stéphane Maquaire está no Grupo Carrefour desde 2019 como Chief Executive Officer (CEO) do Carrefour Argentina, onde liderou com sucesso o plano de transformação da empresa no país, com foco no cliente no centro e na estratégia digital, levando a melhorias significativas no desempenho financeiro da companhia.

No período, elevou substancialmente o índice de satisfação dos clientes e o Carrefour Argentina consolidou sua posição de liderança no país, com significativo ganho de participação de mercado nos anos de 2019, 2020 e 2021. Stéphane também desempenhou papel-chave na a aceleração do e-commerce na Argentina.

O executivo tem ampla experiência no varejo, tendo atuado como CEO em companhias como Monoprix, Vivarte e Manor.

O executivo chega ao Brasil em um importante período para a operação, com o fim da conversão das lojas Makro e o início do planejamento de integração do Grupo Big (transação sujeita à aprovação do CADE).

Stéphane dará seguimento à agenda estratégica do Grupo Carrefour Brasil, que inclui expansão, aceleração digital e de serviços financeiros, transformação do negócio como resultado das tendências de mercado e a intensificação da agenda ESG da companhia, incluindo o compromisso com a diversidade.

“Me sinto honrado e muito feliz em integrar o Grupo Carrefour Brasil e participar do desenvolvimento dos nossos negócios: Atacadão, Carrefour Varejo, Banco Carrefour e Carrefour Property. Daremos continuidade à estratégia do negócio, com a simplicidade e o foco no cliente, características do Grupo”, fala Stéphane.

Noël deixa a presidência do Grupo Carrefour Brasil após mais de 4 anos entregando importantes resultados. Sob seu comando a empresa assegurou sua posição de liderança, deu início e acelerou o processo de digitalização, inclusive com aquisições de empresas, imprimiu um novo impulso ao hipermercado, além de consolidar a fortaleza do formato do Atacadão.

No último ano, Noël assumiu o protagonismo na luta contra o racismo, incentivando e influenciando os parceiros de negócios do Grupo a assumir uma postura antirracista, assim como o Carrefour no Brasil. E ainda esteve à frente da aquisição do Grupo BIG, que está sob avaliação do CADE.

Com um relacionamento próximo com clientes e colaboradores e uma paixão pela excelência operacional das lojas, ele deixou sua marca por meio de uma gestão conciliatória e respeitosa dotada de enorme otimismo. Em 4 anos, transformou as operações e acelerou todos os negócios, tendo a satisfação do cliente sempre como foco.


O Grupo Carrefour Brasil

O Grupo Carrefour Brasil está no Brasil há mais de 45 anos e é líder no mercado de distribuição de alimentos. Com uma plataforma omnichannel, multiformato, possui operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e sua divisão imobiliária, Carrefour Property.

Atualmente conta com os formatos Carrefour (hipermercados), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercados), Carrefour Express (varejo de bairro), Carrefour.com (e-commerce) e Atacadão (atacado e autoatendimento), além de postos de combustível e farmácias. Com operações em todos os estados e no Distrito Federal, possui mais de 721 pontos de venda.

Com faturamento de R﹩ 74,8 bilhões em 2020 e mais de 96 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação nos países em que o Grupo Carrefour atua. A empresa também é uma das maiores empregadoras privadas do Brasil e uma das 20 maiores empresas listadas na Bolsa de Valores do Brasil (B3). Além disso, tem focado em democratizar o acesso das pessoas à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food.

Em todo o mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, está implementando uma estratégia sob o plano Carrefour 2022, através do qual conduz uma intensa mudança para a omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar, para que seus clientes consumam ainda melhor, em qualquer lugar.

Com mais de 320 mil funcionários e 13.000 lojas em toda a Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2020, as vendas globais da empresa somaram € 78,6 bilhões.

Sair da versão mobile