O técnico dos Dallas Mavericks, Jason Kidd, se tornou integrante do grupo de proprietários do Everton Football Club, equipe da Premier League. A participação financeira de Kidd na Roundhouse Capital Holdings, que integra o Friedkin Group, não foi revelada. O Friedkin Group assumiu a propriedade do Everton em dezembro de 2022.
“É uma honra me juntar à administração do Everton em um momento tão crucial”, declarou Kidd em comunicado oficial. “Com um novo estádio no horizonte e um futuro promissor pela frente, é um ótimo momento para esta parceria.”
Kidd, que cresceu jogando futebol em Oakland, Califórnia, já havia investido em clubes de futebol em sua cidade natal, incluindo o The Roots (Campeonato da USL) e o Soul Sports Club (Liga W da USL) em 2023. No ano anterior, ele havia se envolvido com um grupo que tentou adquirir uma participação no Crystal Palace, outro clube da Premier League, conforme reportado pelo The Athletic.
Além de sua carreira como jogador, onde foi selecionado dez vezes para o All-Star Game da NBA e conquistou o campeonato em 2011 com os Mavericks, Kidd acumulou duas medalhas de ouro olímpicas com a seleção dos Estados Unidos. Ele foi introduzido no Hall da Fama do Basquete em 2018.
Marc Watts, presidente executivo do Everton, destacou que a experiência de Kidd será benéfica para o clube. “Como um dos maiores jogadores da NBA e agora um treinador de sucesso, seu conhecimento e mentalidade vencedora serão recursos valiosos para o Everton”, afirmou Watts. “Ele é um líder respeitado e conhecido por muitos fãs de esportes, trazendo uma compreensão profunda sobre alto desempenho enquanto buscamos construir um futuro mais brilhante para este clube histórico.”
Além dos Mavericks, Kidd também teve passagens como treinador pelo New Jersey Nets e pelo Milwaukee Bucks.