Uso do Score PJ pelas PMEs: Pesquisa Revela A Importância da Ferramenta na Competitividade e Credibilidade

Dados fazem parte da terceira edição do boletim Empreender Brasil – Inteligência de Mercado para as MPMEs

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Foto: Reprodução/ Freepik

Pesquisa Revela a Importância do Score PJ para a Competitividade das PMEs

Uma pesquisa inédita realizada pela Serasa Experian, líder em dados e informações para o mercado, revelou que 67% das pequenas e médias empresas (PMEs) monitoram seu Score PJ (pontuação de crédito empresarial) com o objetivo de aumentar suas chances em concorrências e garantir a competitividade de seus negócios.

O levantamento faz parte da terceira edição do boletim Empreender Brasil – Inteligência de Mercado para MPMEs e traz informações relevantes sobre como essas empresas utilizam o Score para tomar decisões estratégicas.

Segundo o estudo, 25% das PMEs acompanham a pontuação com o intuito de melhorar sua nota e obter melhores condições de crédito. O Score PJ, que reflete a reputação financeira das empresas no mercado, é utilizado por muitas delas não apenas para concessão de crédito, mas também como um indicador de confiança para fornecedores e parceiros comerciais.

A Importância do Score PJ nas Decisões do Dia a Dia

O vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian, Cleber Genero, destaca que a pontuação empresarial é essencial para a competitividade e credibilidade das PMEs, especialmente em processos de concorrência e na relação com fornecedores.

“Para as PMEs, estar apta a prestar serviços ou participar de processos de concorrência é fundamental. Sua reputação financeira tem grande impacto nesse processo”, afirma Genero.

De acordo com a pesquisa, 66% dos empresários afirmam que o Score PJ é um fator importante na tomada de decisões cotidianas. Entre as empresas que utilizam essa ferramenta, há uma diferenciação no modo de uso: 72% monitoram o Score de seus clientes ou potenciais clientes, enquanto 23% utilizam sua própria pontuação para tomar decisões. Apenas 5% fazem uso do Score PJ para ambas as finalidades.

Monitoramento do Score PJ: Diferenças por Setor

A pesquisa também apontou que, entre as PMEs que consultam o Score de clientes, há uma predominância da consulta a consumidores (62%) em comparação com empresas (38%).

O setor de serviços se destaca, com 69% das empresas consultando a pontuação de pessoas físicas, enquanto a indústria realiza mais consultas a pessoas jurídicas (55%) e menos a consumidores (46%).

“Mais de 70% das empresas utilizam o Score no momento de fazer negócios. Essa ferramenta sintetiza a atuação de cada CNPJ em uma área fundamental para a Sustentabilidade dos negócios: o caixa. O monitoramento do Score permite que as empresas tomem decisões mais estratégicas e mitiguem riscos, resultando em maior segurança nas negociações”, afirma Cleber Genero.

Como Manter ou Aumentar o Score PJ

A pesquisa também forneceu recomendações sobre como as PMEs podem melhorar ou manter sua pontuação no Score PJ:

Os dados revelados pela pesquisa da Serasa Experian mostram a crescente importância do Score PJ para as PMEs, não apenas no acesso a crédito, mas também como um indicador crucial de reputação e confiabilidade no mercado.

O monitoramento contínuo e a gestão adequada da pontuação financeira das empresas podem ser determinantes para sua competitividade e sucesso no cenário econômico atual.

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