A partir do dia 30 de maio, aposentados, aposentadas e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão realizar consultas presenciais em agências dos Correios para verificar a existência de descontos não autorizados em seus benefícios.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério da Previdência Social, o INSS e os Correios, anunciada nesta quinta-feira (22), em São Paulo.
Segundo o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, o novo canal de atendimento busca alcançar os segurados com maior dificuldade de acesso digital. “Esse atendimento presencial é voltado principalmente àqueles mais vulneráveis, que não conseguem utilizar os canais digitais ou preferem um atendimento personalizado”, afirmou o ministro.
Mais de 4,7 mil agências estarão habilitadas
Ao todo, 4.730 agências próprias dos Correios em todo o país estarão aptas a prestar o serviço. Para isso, cerca de 20 mil funcionários serão treinados a partir do dia 26 de maio.
O atendimento contemplará consultas sobre descontos indevidos, solicitações de contestação, validação de respostas apresentadas por associações e emissão de protocolos com orientações para uso dos canais digitais.
A apresentação de um documento de identidade será suficiente para a realização da consulta. Caso o beneficiário esteja impossibilitado de comparecer, uma terceira pessoa poderá realizar o procedimento mediante procuração autenticada, sem possibilidade de alteração cadastral.
Prioridade será mantida para os canais digitais
O presidente do INSS, Gilberto Waller, ressaltou que o atendimento nos Correios é uma alternativa para quem não consegue utilizar o aplicativo Meu INSS, o site do órgão ou a central telefônica 135.
“A prioridade continua sendo os canais digitais. O atendimento nas agências deve ocorrer apenas em casos de impossibilidade”, destacou. Ele também afirmou que não há prazo final para realizar o procedimento de verificação ou contestação dos descontos.
Serviços oferecidos nas agências dos Correios
Entre os serviços que estarão disponíveis estão:
- Consulta sobre existência de desconto;
- Solicitação de contestação de desconto não autorizado;
- Confirmação de autorização de desconto;
- Consulta de resposta à contestação (15 dias úteis após a entrada);
- Análise e contestação de documentos apresentados por associações;
- Impressão de protocolo com orientações.
Em agências com sistema de gestão de filas, será oferecida uma senha exclusiva para atendimento do INSS. Nas demais, haverá um caixa prioritário para garantir agilidade no atendimento.
Integração e acesso em áreas remotas
A diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Agatte, afirmou que a iniciativa reforça a missão social da empresa de integrar o território nacional.
Para localidades sem agências habilitadas, serão indicadas unidades próximas ou realizadas ações itinerantes, visando alcançar comunidades ribeirinhas, quilombolas e outras regiões com menor cobertura de serviços.
Números atualizados sobre os descontos
De acordo com dados apresentados pelo INSS, até o momento, 11 milhões de brasileiros já acessaram o aplicativo Meu INSS para verificar a existência de descontos.
Dentre eles, 1,913 milhão se manifestaram formalmente, sendo que 1,873 milhão não reconheceram os descontos aplicados, enquanto 40.262 informaram que haviam autorizado as deduções.