CAIXA inicia pagamento do Abono Salarial para nascidos em maio e junho

Cerca de 3,8 milhões de parcelas serão creditadas nesta quinta-feira (15)

CAIXA inicia pagamento do Abono Salarial para nascidos em maio e junho Caixa Economica 1

Foto: Reprodução/ Creative commons

A Caixa Econômica Federal inicia na próxima quinta-feira (15) o pagamento do Abono Salarial de 2025, referente ao ano-base 2023, para os trabalhadores nascidos nos meses de maio e junho. Nesta etapa, mais de R$ 4,5 bilhões serão destinados a cerca de 3,8 milhões de beneficiários.

O valor do benefício varia conforme o tempo de trabalho com carteira assinada no ano-base. O pagamento é realizado conforme o calendário estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).

Trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na CAIXA terão o valor creditado automaticamente.

Já os demais receberão por meio de uma conta poupança digital, aberta gratuitamente pela instituição no aplicativo CAIXA Tem. O app permite movimentações como pagamento de contas, transferências e compras com cartão de débito virtual.

Caso não seja possível abrir a conta digital, o saque poderá ser feito com cartão social e senha em terminais de autoatendimento, casas lotéricas ou correspondentes CAIXA Aqui. Também é possível realizar o saque por biometria, desde que previamente cadastrada em uma agência.

Quem tem direito ao Abono Salarial

O Abono Salarial é um benefício previsto na Lei nº 7.998/90, pago com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A CAIXA atua apenas como agente pagador; a habilitação dos trabalhadores é responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Têm direito ao benefício os trabalhadores:

Trabalhadores da iniciativa privada recebem pela CAIXA. Já servidores públicos, vinculados ao PASEP, recebem pelo Banco do Brasil.

Canais de consulta

Os trabalhadores podem consultar informações sobre o benefício pelos seguintes canais:

Dúvidas sobre a concessão do benefício, dados informados e calendário podem ser esclarecidas por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, no portal Gov.br ou pelo telefone 158, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Os dados de pagamento para nascidos entre julho e dezembro serão disponibilizados conforme as datas previstas no calendário oficial.

Sair da versão mobile