A região Sudeste concentrou metade dos pedidos de empréstimos pessoais feitos à fintech Simplic em 2024, de acordo com relatório anual divulgado pela empresa. A região Nordeste ficou em segundo lugar, com 19% das solicitações, seguida pelo Sul (14%) e Centro-Oeste (10%).
Região Norte apresenta maior crescimento proporcional
O estudo também destacou um crescimento expressivo na região Norte, que triplicou o número de pedidos em comparação com 2023. No total, o volume de solicitações em todo o país quase dobrou no período.
Segundo o levantamento, o principal motivo para a busca por crédito foi o custeio de imprevistos, responsável por cerca de 40% das solicitações. Já o pagamento de dívidas foi o segundo maior motivo, com 30% dos pedidos.
Perfil dos solicitantes: maioria entre 24 e 40 anos
A análise do perfil dos solicitantes revelou que a maior parte (82%) está na faixa etária entre 24 e 40 anos. Também houve aumento de mais de 100% na procura por empréstimos entre jovens com até 24 anos.
A maioria dos solicitantes declarou ter carteira assinada, seguida por trabalhadores autônomos. Mais da metade informou renda mensal de até R$ 3 mil.
Procura por crédito se mantém mesmo com baixa no desemprego
Apesar da taxa média de desemprego ter se mantido relativamente baixa no país — 6,2% no quarto trimestre de 2024, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) —, a procura por crédito permanece alta.
De acordo com a Simplic, isso reflete a busca por alternativas financeiras diante de dificuldades momentâneas ou oportunidades de geração de renda.