Como declarar investimentos no exterior pela bolsa de valores

Como declarar investimentos no exterior pela bolsa de valores Como declarar investimentos no exterior pela bolsa de valores

(Imagem: Unsplash)

Está com dúvidas sobre a declaração do imposto de renda 2025? O InfoMoney se une a especialistas em contabilidade para auxiliar contribuintes. Os interessados podem enviar suas perguntas para o e-mail ir@infomoney.com.br. As questões serão selecionadas e respondidas tanto no site quanto nas redes sociais do InfoMoney.

Confira a seguir a resposta a uma dúvida de um leitor:

Adriano Fernandes, cotista do BOVA11, questiona: “Não consigo obter o informe de rendimentos. Quais são as mudanças na declaração de investimentos no exterior em comparação ao ano passado?”

Resposta por David Soares, consultor tributário:

Para obter o informe de rendimentos, é necessário contatar a corretora responsável e solicitar o documento. Outra opção é verificar se os dados já estão disponíveis na declaração pré-preenchida, que é acessível a usuários com conta Gov.br de nível prata ou ouro.

Este ano, a Declaração de Ajuste Anual apresenta novidades relacionadas aos códigos para registro de investimentos no exterior, que devem ser informados na ficha “Bens e Direitos”.

Os rendimentos provenientes de aplicações financeiras e adicionais de lucros e dividendos de entidades controladas, conforme estabelecido pela Lei nº 14.754/2023, agora são tributados na declaração com uma alíquota de 15%. O programa de declaração fornecerá um demonstrativo detalhado da apuração do imposto.

* David Soares é consultor tributário da IOB.

Para mais informações, o InfoMoney disponibiliza um guia gratuito sobre o Imposto de Renda 2025, com orientações que ajudam a declarar seus investimentos de forma correta.

Leia mais: É possível incluir planos de saúde contratados com CNPJ na declaração de Imposto de Renda de pessoa física?

Sair da versão mobile