Neon Antecipou Implementação do Pix por Aproximação no Brasil

Fintech antecipa tecnologia que permite pagamentos por aproximação via Pix, disponível inicialmente para usuários Android com Google Pay.

Neon Antecipou Implementação do Pix por Aproximação no Brasil Pix Aproximacao 1 1

Foto: Reprodução/ Freepik

A partir de maio de 2025, a fintech Neon implementou o Pix por aproximação, permitindo que seus clientes realizem pagamentos diretamente pelo celular, sem a necessidade de abrir o aplicativo.

A funcionalidade está disponível exclusivamente para dispositivos Android, via Google Pay, e foi antecipada pela Neon antes da obrigatoriedade prevista para 2026 para instituições financeiras não classificadas como grandes bancos.

Funcionamento do Pix por Aproximação

Com a nova funcionalidade, os clientes da Neon podem realizar transações por meio da tecnologia Near Field Communication (NFC). Em estabelecimentos comerciais, basta aproximar o celular da maquininha compatível para efetuar o pagamento.

No Comércio eletrônico, a transação é concluída com um único toque, sem a necessidade de capturar o QR Code ou utilizar a função “Copia e Cola” do Pix. O valor máximo por transação é de R$ 500, com possibilidade de o cliente ajustar esse limite por operação e estabelecer um valor máximo diário para essa modalidade de pagamento.

Limitações e Disponibilidade

Atualmente, o Pix por aproximação está disponível apenas para dispositivos Android que utilizam o Google Pay, uma vez que a Apple Pay e a Samsung Pay não estão registradas no Banco Central como iniciadoras de pagamento. Portanto, usuários de iPhone ainda não têm acesso a essa funcionalidade.

Além disso, a implementação do Pix por aproximação é obrigatória para instituições financeiras associadas ao open finance que utilizam o Google Pay, mas não se aplica a outras carteiras digitais.

Parcerias com Estabelecimentos Comerciais

Para aceitar pagamentos via Pix por aproximação, os comerciantes precisam possuir maquininhas compatíveis com a tecnologia NFC.

Até fevereiro de 2025, diversas empresas de maquininhas estavam trabalhando em parceria com o Google para oferecer essa funcionalidade, incluindo Cielo, Getnet, Mercado Pago, Pagbank, Rede (do Itaú), Safra Pay, Sicredi, Stone e SumUp.

A implementação do Pix por aproximação pela Neon representa um avanço na simplificação dos pagamentos digitais no Brasil, proporcionando maior conveniência para os usuários de dispositivos Android.

Com a expansão dessa funcionalidade, espera-se que mais instituições financeiras e comerciantes adotem a tecnologia, promovendo a inclusão financeira e a modernização dos meios de pagamento no país.

Sair da versão mobile