Quem está com o nome no SPC/Serasa tem direito ao consignado CLT?

Nos últimos dias, muitos trabalhadores com o 'nome sujo' se interessaram pelo Crédito do Trabalhador, o 'consignado CLT'.

Exemplar da carteira de trabalho junto de algumas notas. Falando sobre consignado CLT para quem tem o nome sujo.

O “Crédito do Trabalhador”, nova modalidade de empréstimo consignado CLT, já está disponível e pode ser solicitada por trabalhadores com carteira assinada, independentemente de estarem com o nome sujo.

A iniciativa, anunciada recentemente pelo governo federal, busca facilitar o acesso ao crédito sem que os bancos considerem dívidas pré-existentes.

Dessa forma, a principal garantia para a concessão do empréstimo será o próprio salário do trabalhador, com as parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento.

Mas será que quem está com o “nome sujo”, inscrito em órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa, pode solicitar o empréstimo? A seguir, explicamos a viabilidade disso. Confira!

Quem pode solicitar o consignado CLT?

A nova linha de crédito está disponível para todos os trabalhadores que possuem vínculo formal, incluindo:

E quem está com o nome sujo?

Mesmo quem já possui outras dívidas ou restrições no nome poderá solicitar o consignado, pois os bancos não considerarão a negativação como critério de aprovação.

A negativação do nome só impacta outros tipos de processo de concessão de crédito, como financiamentos e a tomada de empréstimos pessoais, por exemplo.

No caso do empréstimo consignado, onde o credor tem uma garantia de pagamento assegurada, o histórico do solicitante não é levado em consideração.

“A garantia é o salário e a folha de pagamento, já que [o empréstimo] será descontado em folha de pagamento. Então não será necessário os bancos observarem se o trabalhador tem dívida extraordinária, se está com o nome sujo”.

Luiz Marinho, atual ministro do Trabalho.

Leia também: O novo empréstimo do governo também é para MEI? Saiba mais

Como funciona o crédito do trabalhador?

O novo modelo de consignado tem algumas particularidades que o tornam vantajoso:

Além disso, aqueles que já possuem um empréstimo consignado tradicional poderão migrar para esse novo modelo a partir de 25 de abril, com o objetivo de reduzir juros e evitar o superendividamento.

Vale a pena pedir o consignado CLT?

O grande diferencial do Crédito do Trabalhador é a possibilidade de conseguir juros menores. Segundo o governo, essa modalidade pode reduzir as taxas em até 52%, tornando o empréstimo mais acessível.

Entretanto, especialistas recomendam que os trabalhadores não aceitem a primeira oferta. Como os bancos fazem propostas em um modelo de leilão, o ideal é esperar todas as opções antes de fechar negócio.

Se você busca um crédito com taxas mais baixas e descontos automáticos no salário, o consignado CLT pode ser uma boa alternativa. Porém, é essencial analisar todas as condições, bem como as suas necessidades, para evitar endividamento excessivo.

* Com informações do UOL

Sair da versão mobile