Expectativas e tendências para o varejo em 2021

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Não é mais novidade que o varejo foi um dos principais segmentos afetados durante a pandemia.

O isolamento social e o novo perfil de consumo, fizeram com que esse setor desse um passo muito importante no quesito digitalização.

Para se ter uma ideia, segundo um levantamento realizado pela Neotrust/Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado, nos primeiros quatro meses de quarentena o comércio digital ganhou mais de cinco milhões de novos consumidores.

Dois meses depois, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou um aumento de 9% nas vendas no varejo, sendo que a expectativa era 0,2%.

Potencializado pela transformação digital, a tendência é que cada vez mais os players varejistas busquem por novos caminhos para se manter presentes na vida de seus clientes.

E para isso, será necessário que as empresas apostem na presença digital e ofereçam um ambiente omnichannel para uma melhor experiência e engajamento com os consumidores.

Outra tendência que provavelmente ficará ainda mais em evidência a partir de agora são os aplicativos que concentram diversos produtos e serviços, como o Magalu, Carrefour e iFood, por exemplo.

A praticidade que essas ferramentas proporcionam ao usuário e a experiência em adquirir algo em apenas alguns cliques, faz com que a compra seja recorrente.

Na outra ponta, há o varejo sem toque – conhecido como touchless Retail.

Essa dinâmica tem ganhado adeptos em todo o país, uma vez que os smartphones têm sido a principal ferramenta para o self checkout.

A verdade é que as pessoas, no novo normal, passaram a ficar mais tempo em casa e buscam por serviços que vão até elas.

Por fim, mas não menos importante, está a questão da personalização das ofertas. O que já é bastante comum em algumas drogarias e redes de supermercados, passará a ser uma alternativa interessante para outros segmentos.

Ou seja, os estabelecimentos que oferecerem um “plus” e sugerirem descontos customizados, de acordo com o hábito de consumo de cada indivíduo, proporcionarão uma experiência inovadora e, consequentemente, ganharão novos clientes por isso.

Essas serão as principais tendências que estão previstas para o varejo em 2021.

A tecnologia tem se tornando o canal essencial de comunicação das marcas com seus consumidores, tanto para melhorar a forma de atender como também um meio importante para crias diferentes ações, fidelizar e conquistar novos clientes.

Entendam, isso não significa que as lojas físicas irão deixar de existir, mas com certeza serão obrigadas a inovar ainda mais se quiserem continuar lucrando. Pensem nisso!


*Eduardo Córdova é CEO do market4u, maior rede de mercado autônomo e inteligente do Brasil

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